Corregedoria Geral do MP da Bahia realiza o II Seminário de Orientação Funcional em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A Corregedoria Geral do Ministério Público da Bahia – MP/BA promoveu nos dias 01 e 02 de junho, em Bom Jesus da Lapa, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o II Seminário de Orientação Funcional da Bahia do Biênio 2016-2018. O evento tem o objetivo de prestar orientação funcional para os promotores nas diversas áreas de atuação e também apresentar temas para a sociedade.

Corregedor – Geral do MP da Bahia, Dr. Marcos Antônio Chaves e Dr. Luciana Khory, Promotora de Justiça Coordenadora do NUSF..

Foram convidados vários promotores da região, que atuam, principalmente nas áreas que serviram como temas apresentados durante os dois dias: Defesa da Moralidade Administrativa, Projeto Transparência nas contas Públicas, Cadastro Nacional de Adoção e Meio Ambiente.

Iremar Barbosa, professor de Correntina, mostrou um pouco do contexto da região, os mecanismos que o agronegócio usa para “tomar” as terras dos trabalhadores.
BahiaFArmShow-350x250px

Várias representações do Poder Público e organizações civis também fizeram parte dos discussões: Conselho Tutelar, Secretaria da Administração do Poder Executivo, Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Câmara Municipal, Igreja Evangélica, Sindicato dos Professores, representações de comunidades quilombolas, e seguimentos de defesa do meio ambiente da região.

Dra. Mariana Araujo, apresentando o Projeto Transparência das Contas Públicas.

Conforme Dra. Mariana, Promotora de Justiça de Bom Jesus da Lapa, foi importante a realização do II Seminário de Orientação Funcional no município, “porque aqui ficou muito tempo sem Promotor Titular, e hoje a cidade conta com três, por ter uma reclamação da sociedade”, disse.

Ela lembrou que a região sofre com a falta de promotores, e eventos como esse aproximam mais a população do MP. “É importante que encontros como esse continuem acontecendo”.

Dra. Alice Koerich, frisou o cadastro Nacional de Adoção.

A proposta da Corregedoria do MP da Bahia de realizar seminários com essa linha de debate é algo inovador, o primeiro evento foi realizado em Juazeiro em 2016, e tem a proposta de aproximar mais o Corregedor do Interior baiano.

Gerente do IBAMA de Barreiras, mostrou o que tem acontecido na região de acordo os dados oficiais.