Criança consegue registro de nascimento depois de 6 anos com ajuda do CRAS em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A identificação do cidadão é um direito básico garantido pela Constituição, mas nem sempre ele chega à quem realmente precisa. Famílias inteiras, por circunstâncias adversas, ainda podem ser encontradas nessa situação de vulnerabilidade, pois sem documentos pessoais não conseguem acessar outros benefícios sociais.

Em Bom Jesus da Lapa, um caso desses foi resolvido pelos profissionais da área da Assistência Social do município. Há  cerca de 2 anos a equipe do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) do Bairro João Paulo II iniciou uma luta na efetivação de direitos em prol de uma família da comunidade Campo de Irrigação, uma família com muitas vulnerabilidades e riscos.

CRAS BOM JESUS DA LAPA
Foto: CRAS

Através de visitas domiciliares foi construído um vínculo e em várias tentativas a equipe se mobilizou junto a outros órgãos para garantir a documentação desses membros familiares que não possuíam documentos pessoais, Certidão de Nascimento, RG ou mesmo CPF.

BahiaFArmShow-350x250px

A equipe do CRAS contou com a ajuda do Sr Jenilson (ACS) Agente de Saúde da comunidade que abraçou a missão de ajudar essa família, e nessa semana, o último  componente que faltava documento, teve seu direito garantido, uma criança de 6 anos, teve emitida a sua Certidão de Nascimento.

CRAS BOM JESUS DA LAPA1
Foto: CRAS

As profissionais relataram que “parece simples, mas existe uma realidade complexa que explica o fato de algo ‘tão básico’ e indispensável não ter sido garantido no tempo certo, como de direito”.  A conquista desse trabalho foi comemorada por todos que se aliaram nessa empreitada: “Levantamos a bandeira da Política de Assistência Social, garantir direitos, esse é  o nosso papel”.

CRAS 1
Foto: CRAS