Culto ecumênico em comemoração aos 20 do Campus XVII, reafirma o papel da UNEB no fortalecimento das identidades culturais do território

0
GrupoSCosta-350x250px
Representações religiosas

Fé e razão juntas. Na manhã desta sexta-feira(25), de comemoração dos 20 anos do Campus XVII da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, em Bom Jesus da Lapa, servidores, professores e técnicos administrativos reuniram-se no Departamento do Campus XVII para a celebração de um culto ecumênico em ação de graças. Estiveram na cerimônia o Reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, professora Cynara Adriana Sento-Sé Magalhães Cordeiro Celestino Alves, Assessores, Servidores e Estudantes da Instituição.

Bites, Cynara e professores

Em um momento de partilha, a celebração foi presidida pelo Padre Benedito, Igreja Católica; Pastor Gilvan Andrade, Igreja Evangélica; Drª Danyela Rocha, Centro Espírita Obreiros do Porvir e representante Afro, mãe Dhulli, do Candomblé.

Apresentação hino evangélico 

Cada representante teve o mesmo tempo para falar, e trazer os ensinamentos e mensagens do seu credo, que mesmo sendo de seguimentos diferentes, as palavras foram todas de paz, de ensinamento, de respeito, de sabedoria, e frisando o papel da Universidade no processo de construção do conhecimento do “Ser” dentro do processo de caminhada, onde cada sujeito precisa usar os ensinamentos para o bem.

BahiaFArmShow-350x250px

Em sua mensagem final, Danyela, leu uma mensagem do Semeador, falando a importância de semear o amor, e do cuidado e  zelo pelo respeito as diferenças.

O momento de celebração mostrou a importância da instituição no processo de autoafirmação, princípios que permitem a convivência pacífica entre as religiões e o respeito aos indivíduos que optam por um tipo de religião ou que não seguem nenhum seguimento, considerando a laicidade. O encontro de diferentes credos reafirmou o compromisso do espaço da UNEB com fortalecimento das identidades, sendo um local onde os universos culturais se encontram, em um território extremamente diversificado, que os conflitos podem se acirrar ou serem desarmados.