Diretora do Campus XVII da UNEB de Bom Jesus da Lapa receberá moção de aplausos do Presidente da Câmara

0
GrupoSCosta-350x250px
Cynara , diretora do Departamento do Campus XVII, Jornada de Iniciação Científica de 2013. Possui /FOTO: Reprodução

A Câmara entregará a moção de aplausos 009/2017, em homenagem à professora Cynara Adriana Sento-Sé Magalhães Cordeiro Celestino Alves, diretora do Departamento do Campus XVII de Ciências Humanas e Tecnologia da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), pelo conjunto de sua administração e dedicação a vida acadêmica a serviço da educação da Bahia, e em especial ao município de Bom Jesus da Lapa.

A propositura foi aprovada na manhã desta terça-feira (22), na 2ª sessão do segundo semestre de 2017, e o autor da proposta, vereador Miguel Leles (PSL), presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa, que destacou a trajetória e o papel importante que Cynara tem construído dentro e fora da universidade ao longo da sua vida acadêmica, lutando pelo fortalecimento do Ensino Público e falou da “luta incansável pela ampliação do espaço físico do DCHT XVII, onde, com o Movimento Estudantil da época conseguiu a doação do terreno de 26 hectares para construção do novo campus. Tendo como principais feitos nesse 1 ano e 2 meses de gestão, implantação do curso de Administração”.

Miguel frisou também o papel importante que Cynara tem assumido no fortalecimento da instituição em Bom Jesus da Lapa e na região. “A implantação da Pós Graduação Latu senso para o curso de administração, empenho para a vinda do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA, motivadora da internacionalização do conhecimento da UNEB, motivando o intercâmbio de alunos com a Universidade de Coimbra. Diálogo constante com a comunidade civil, e, principalmente, a luta constante e permanente pela construção de um novo Campus Universitário”, destacou.

Cynara é psicóloga, e iniciou os primeiros passos da docência   em 1991, através do concurso público, para dá aula de Psicologia no antigo curso de formação de professores denominado Magistério, retornando ao Centro Educacional São Vicente de Paulo, a sua antiga escola, na condição de professora concursada. Em 1997, através de seleção pública, inicia suas atividades profissionais no Ensino Superior da UNEB/ Departamento de Educação do Campus XII – Guanambi, sedo efetivada nesse mesmo Departamento no ano de 2002, via concurso público, trabalhando no Colegiado de Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Administração. Dando aula na Rede UNEB 2000 nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Sebastião Laranjeira, Palmas de Monte Alto, Rio do Antônio e Carinhanha.

Conseguiu remoção para o DCHT, Campus XVII- Bom Jesus da Lapa, no ano de 2007, trabalhando no Colegiado de Pedagogia, e assumiu a direção da instituição no município, no dia 16 de junho de 2016.