Distrito realiza recuperação de canais no Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Distrito DIF Bom Jesus da Lapa (3)

O DIF, Distrito de Irrigação do Formoso, todos os anos realiza um importante trabalho de manutenção que visa a funcionalidade e eficiência dos canais de irrigação no Formoso em Bom Jesus da Lapa. Recentemente, entre os dias 30 de julho e 03 de agosto foi realizada mais uma intervenção. Desta vez, no canal CS11 para o processo de limpeza e desassoreamento, recuperação de placas e impermeabilização do canal que leva água aos setores 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16. Nesse processo além da limpeza interna dos canais com equipamento mecanizado, foram construídas 72 placas de concreto num prazo de cinco dias.

Distrito DIF Bom Jesus da Lapa (2)
Canal depois da recuperação, com novas placas de concreto
Distrito DIF Bom Jesus da Lapa (4)
Canal antes da recuperação com as placas danificadas

O DIF reconhece que “apesar do apoio com veículo pipa, sabemos que existe a perturbação, todavia, esse trabalho se faz necessário para garantir a qualidade no processo”. É um trabalho fundamental para a longevidade do Perímetro e por isso é importante contar com a compreensão dos produtores agrícolas, pois esse processo causa alguns transtornos e deve ser executado com brevidade, pois pode causar prejuízos aos irrigantes, em decorrência da necessidade de parar o processo de irrigação dos agricultores, uma vez que, a irrigação nos lotes agrícolas e feita diariamente”, destaca.

BahiaFArmShow-350x250px

Distrito DIF Bom Jesus da Lapa (5)

O perímetro Formoso entrou em operação em 1988. A infraestrutura compreende 87 Km de canais de distribuição primários, secundários e terciários, escavados com proteção de concreto. O DIF como gestor do perímetro, juntamente com a CODEVASF tem um papel importante no processo de longevidade de toda estrutura do  perímetro, e a manutenção é primordial nesse processo.

Distrito DIF Bom Jesus da Lapa (1)
Canal com as placas danificadas.