Em Guanambi, estudantes testam desempenho do primeiro protótipo de avião construído no Campus da UFOB de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

WhatsApp Image 2019-04-07 at 17.37.52Quando estudantes de engenharia se reúnem, o resultado pode ser extraordinário: um avião, por exemplo. Essa foi a produção dos alunos  da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB), Campus Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa que formam a equipe AeroChico.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 17.37.52 (1)Eles construíram um aeromodelo para participar, pela primeira vez, de uma competição nacional. E com o objetivo de avaliar se o projeto está no caminho certo, ou se precisa de ajustes, o  primeiro protótipo de avião  passou pelo seu primeiro teste, neste sábado(6),  na cidade de Guanambi, que foi positivo.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 17.40.01A dedicação e a orientação dos professores do Campus fizeram a diferença no resultado: após muito trabalho, o aeromodelo obteve sucesso nos testes realizados. “Não tivemos um vôo completo, mas alcançamos o nosso objetivo que era testar a aerodinâmica. O nosso avião é  um protótipo com materiais alternativos e a depender do desempenho obtido vamos aprimorar o projeto para o avião definitivo. Com a experiência do primeiro voo vamos conseguir melhorar e corrigir alguns detalhes. Ainda serão necessários mais testes antes da definição da aeronave. Mas já valeu até aqui”, afirma a estudante Layse da Silva Inocêncio, que é vice capitã da equipe AeroChico.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 17.02.23 (2)

A equipe AeroChico é formadas pelos alunos: Nathalia Silva Teixeira, Érica Gonçalves dos Santos, Josemar Rocha Pedroso, Matheus Souza Prado, Nilson Amaral Oliveira Filho, Rafael Pereira da Cruz, Joanne Pereira Porto, Tanúlio Pereira Cardoso, Luisa Félix de Araújo Souza, Maria Nivalda P. De Almeida, Brenda Karolaine Correia Chaves, Lorrana Tenório de Matos Costa, Thiago Felipe Silva Santos (Capitão), e Layse da Silva Inocêncio(vice capitã). E tem a orientação dos professores Filipi Marques de Sousa e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 17.37.51A ideia de construir um avião   nasceu com o estímulo da Competição SAE BRASIL AeroDesign. O desafio leva estudantes de engenharia a elaborarem e a desenvolverem um projeto aeronáutico: desde a criação até a construção do protótipo. Ao final, os aeromodelos são avaliados, comparativamente, por engenheiros da indústria aeronáutica.

O evento acontece em São José dos Campos(SP) interior de São Paulo e reúne mais de mil estudantes de engenharia de 20 estados brasileiros e de outros países da América Latina. Primeiro, eles precisam projetar e construir um avião. Depois, a aeronave precisa voar carregando o máximo de carga possível. Quando o voo é perfeito, tem comemoração.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.