Em péssimas condições, estrada causa prejuízos e transtornos a produtores do Projeto Formoso

0
GrupoSCosta-350x250px
Caminhão quase tombou nesta terça-feira, as cordas teve que ser cortadas.

O perímetro de irrigação do Projeto Formoso, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) localizado no município de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, passou a ser reconhecido como o maior produtor de banana do Brasil, no entanto a realidade vivida pelos produtores diante da falta de infraestrutura passa despercebida pelo poder público. Mesmo sendo destaque na geração de emprego e renda para o município e região, os produtores vivem ausência de condições das estradas.

“Além dos buracos, tem a poera que representa um dos grandes perigos para quem segue as estradas nas margens do canal, um descuido podemos cair”.

De acordo com os produtores, que residem no perímetro irrigado, as condições precárias da estrada têm trazido enormes prejuízos e transtornos, principalmente, para o escoamento da produção.

E nesta terça-feira(17) mais uma carga teve um grande prejuízo em função das péssimas condições das estradas. “É mais um absurdo do Projeto Formoso, causado por causa das estradas. A gente passa tem uma drenagem e a estrada passa por cima desse dreno, mais a estrada é curto e não deu para passar o caminhão, aí ele caiu a traseira no dreno, a gente teve que cortar as cordas pra o caminhão não tombar”, relatou um dos produtores.

Caminhão tombou carregado de banana no mês de julho de 2017, o produtor perdeu toda carga.
BahiaFArmShow-350x250px

“Essa situação já tem virado uma realidade que deixa a gente em alerta na hora de escoar a nossa banana. Só ouvimos promessas e ninguém faz nada pela gente, só usam o nosso nome como gerador de renda para Bom Jesus da Lapa, no entanto, na hora de investir, de dá o retorno do que contribuímos para o município, nada é feito. Tem aqui o Distrito, que representa a CODEVASF e tem a prefeitura municipal que está na cidade, que nós também fazemos parte, no entanto nada é feito. Estamos esquecidos, lembram da gente em alguns momentos, depois nada é feito. Para você ter uma ideia, o governador veio aqui, prometeu que iria ajudar a revolver essa situação, e até hoje, nada aconteceu”, frisou.

Caminhão que tombou em 2016 carregado de banana devido as condições das estradas

“Esse tipo de acontecimento envolvendo acidentes com caminhão carregado de banana no Projeto Formoso não é a primeira vez, passa a e entra ano e nada acontece,  já teve outros fatos”, alerta.

Se há algo que impede  que a produção da banana seja ainda mais competitiva e supere desafios  no cenário regional e nacional, são os problemas enfrentados por quem produz na hora de escoar o principal produto do Projeto Formoso, precisando de ações eficiente das representações política e do poder público.