Em resposta ao Presidente da Câmara, Polícia Civil e Polícia Militar, contestam informação sobre “sensação de insegurança” em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Durante o seu pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, nessa terça-feira (22), o presidente da Casa, Miguel Leles, mostrou preocupação com a segurança pública, por conta de dois assassinatos recentes registrados na cidade e disse que “voltou a sensação de insegurança e está mostrando que o crime organizado esta voltando a ser ousado”.

Veja aqui a matéria completa sobre o assunto.

BahiaFArmShow-350x250px

A fala do presidente foi contestada pelos representantes da Polícia Civil, Dr. Jackson Trindade, Coordenador da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e a da Polícia Militar, Tenente Coronel Luís Augusto Normanha, Comandante da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa.

Ao Notícias da Lapa, o Delegado Jackson Trindade disse que “com o devido respeito à população e aos demais órgãos instituições públicas e privadas, mas não existe onda de violência, muito menos sensação de insegurança. Em 2017 foram registrados 45 homicídios no município de Bom Jesus da Lapa, em 2018 foram 30, faltando pouco mais de 60 dias para o término do ano de 2019, temos 18 homicídios registrados na cidade, caminhamos assim para alcançar mais uma redução consecutiva. Neste ano, ficamos dois períodos seguidos e ininterruptos sem registros de crimes dessa natureza, foram 55 dias sem registros de homicídios no primeiro período, e 52 dias no segundo período, fechamos os 09 primeiros meses do ano com 14 homicídios registrados na cidade, uma grande parte desses delitos registrados em 2019 são inevitáveis e de difícil prevenção, como exemplo o que ocorreu no interior de um bar da cidade, ocasião em que um homem foi morto por uma mulher, com um golpe de faca”.

E continuou: “Nunca na história de Bom Jesus da Lapa foram elucidados tantos delitos, deflagradas operações e concluídos inquéritos com representações por prisões preventivas. A Polícia Civil ainda realiza um exaustivo trabalho de transferência de presos para os presídios de maior segurança em Vitória Da Conquista e Barreiras, estamos há mais 04 anos sem casos de fugas e rebeliões, sobretudo com estas ações, isolamos no sistema os principais integrantes das facções. Basta realizar uma pesquisa nos sites jornalísticos e verificar quantas prisões e apreensões importantes foram realizados neste ano de 2019, inclusive prisões de líderes de facções em outros Estado”.

“Como demonstram os números estatísticos, a Polícia Civil vêm de maneira eficiente desempenhando sua função, e assim alcançando resultados eficazes, contudo, se os criminosos não estão permanecendo preso, esta responsabilidade deve ser imputada a nossa legislação arcaica, agravada pela falta de celeridade dos processos judiciais.
Ainda é válido ressaltar que 24ª COORPIN foi a Coordenadoria que mais reduziu homicídio no ano de 2018, no Estado da Bahia”, finalizou.

Já o Tenente Coronel Normanha destacou as principais ações desenvolvidas pela Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa, diversas operações realizadas, que contribuem para redução continuada da violência da cidade por vários anos seguidos.

“Pesquise nos índices de ocorrências registradas na SSP. Bom Jesus da Lapa, teve o maior índice de redução da criminalidade. Não devemos pegar um caso isolado. O que ocorreu recentemente, e criar um falso alarme. Estamos a disposição para qualquer esclarecimento”, disse o Comandante da 38ª CIPM.