“A criação do consorcio do Velho Chico vai trazer uma nova dinâmica para região, e fortalecer o desenvolvimento do território”, diz Marcos Haiala

0
GrupoSCosta-350x250px

haiala

Os prefeitos dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Morpará, Paratinga, Brotas de Macaúbas, Moquém do São Francisco e Serra do Ramalho formalizaram na manhã desta sexta-feira(16) a criação do Consorcio Público Multifinalitário do Território do Velho Chico – CDC VELHO CHICO, que terá sede no município de Bom Jesus da Lapa, e elegeram como presidente do grupo, o prefeito Ítalo Rodrigues do município de Serra do Ramalho.

“Essa assembleia foi um grande passo para o fortalecimento do Território do Velho Chico, que pela primeira vez conseguiu unir prefeitos de pontos extremos da região, colocando em pauta o fortalecimento da unidade regional, o território, “destacou o Secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa Marcos Haiala, em entrevista ao Site Notícias da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

Haiala disse que a criação do consorcio vai trazer uma nova dinâmica para região, e fortalecer o desenvolvimento do território. “O consórcio objetiva integrar os municípios do território Velho Chico, trazendo força. Faz com que possam ser enxergados e representados em bloco, impulsionando ações, programas e investimentos em prol do desenvolvimento regional. Aquilo que às vezes é difícil para um município sozinho conseguir de forma isolada, em conjunto “ganha força””, falou.

Ele frisa que o novo conjunto de municípios funcionará como uma autarquia, o que facilitará a captação de recursos para investimento inicialmente para sete municípios do território.

“Foi um longo processo, fizemos muitas reuniões para costurar junto aos prefeitos a necessidade da criação desse consócio. Quaro agradecer o prefeito de Bom Jesus da Lapa e Presidente da UPB, Eures Ribeiro pelo empenho, e os prefeitos da região que discutiram a proposta pensando no bem comum do território, e de forma democrática elegeram a presidência hoje. Agora é só formalizar toda documentação e começar buscar os convênios e parcerias”, pontuou Haiala.

Continuando, ele agradeceu os vereadores de Bom Jesus da Lapa.  “A Câmara de vereadores do nosso município foi muito importante, não mediu esforços para votar e aprova o Projeto de Lei encaminhado pelo nosso prefeito, que ratificou o Protocolo de Intenções para a constituição do Consorcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico – CDS do Velho Chico”, mesmo no período de recesso, atendendo a demanda do município e da região”, disse.

O Secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa foi uma das partes fundamentais na criação do consórcio, que desde de 2017 vem lutado para a consolidação da proposta junto aos municípios, e acredita que o mais importante agora é criar uma identidade territorial do consorcio, e trazer a força de todos os prefeitos da região para fazer parte do projeto.