Escola Promove de Bom Jesus da Lapa conclui projeto de orientação profissional para estudantes do Ensino Médio

0
GrupoSCosta-350x250px

DSC_0667A todo momento estamos tomando decisões na vida, escolhendo entre duas ou mais opções. Todas as decisões que tomamos provocam um impacto em nossas vidas e na vida das pessoas que nos cercam.

DSC_0654O resultado de algumas decisões podemos sentir de imediato. Porém, o resultado de determinadas atitudes só iremos perceber ou sentir após algum tempo decorrido. É o caso da escolha profissional. É quando os jovens ingressam no Ensino Médio, e tendências para a escolha de alguma carreira começam a manifestar-se um pouco mais objetivamente.  E quando, enfim, chega o momento de entrar na universidade, para muitos jovens pode ser o início de um drama. Primeiramente, quanto à escolha do curso, e, depois de feita a escolha, sentir que a opção foi a mais acertada.

DSC_0675Com a proposta de auxiliar, e ajudar os estudantes a se conhecerem um pouco mais, para buscar fazer a melhor escolha na hora da inscrição no vestibular, a equipe pedagógica da  Escola Promove Juvenil de Bom Jesus da Lapa, desenvolve neste ano um projeto com os alunos da 3º Série do Ensino Médio, de Orientação Profissional,  executado pela psicóloga Maria Valéria Bastos Arreguy.

BahiaFArmShow-350x250px

DSC_0676 O projeto começou no início do ano letivo, e com a culminância realizada na última sexta-feira(3/5).

No último encontro, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma atividade com o desenvolvimento de técnicas de  respiração para ajudar no controle da ansiedade, seguida de um momento de ioga,  realizada pela diretora da instituição,  Izabela Maria.

WhatsApp Image 2019-05-07 at 14.43.29 (1)No último momento, os estudantes participaram de um exercício de psicoterapia grupal,  trabalhando com as máscaras. Onde cada aluno teve a oportunidade de se conhecer melhor, expressando seus medos e suas conquistas a partir da pintura,  e de forma espontânea expressar suas superações, construções e reconstruções, e os desafios.

DSC_0672Com a atividade os alunos refletiram sobre diversas situações que foram apresentadas no decorrer dos encontros, percebendo a necessidade de exercitar a mente, compreendendo que a decisão é deles, envolvendo-se nas descobertas sobre cada assunto abordado”, destaca.

DSC_0671Para a psicóloga Valéria, optar por uma carreira para seguir não é uma tarefa fácil, igualmente para adolescentes de 16 ou 17 anos.

Ela destaca que no período do Ensino Médio, são poucos os jovens que se conhecem o suficiente para tomar uma decisão certeira. Por isso, não raramente, muitos descobrem, já adultos, que gostariam de ter outra profissão. “Daí a importância da equipe pedagógica da escola Promove, que tem buscado  promover ações planejadas, que sejam capazes de  ajudar a auxiliar os nossos estudantes, de forma que eles se conheçam melhor, e passem a confiar mais no seu potencial e nas suas escolhas”, destacou.

Durante os três meses da execução do projeto, foram realizadas diversas atividades com os estudantes, como mesa redonda  com profissionais de diferentes áreas de atuação em Bom Jesus da Lapa, além de visitas em instituições de ensino superior do município.

Veja algumas das atividades realizadas: