Câmara realiza Sessão Solene em homenagem à Escola Promove pelos 30 anos de contribuição para educação de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Na manhã desta quinta-feira (17), a Câmara Municipal concedeu uma Moção de Aplauso à Escola Promove, pelos 30 anos de ensino de qualidade prestado ao município de Bom Jesus da Lapa.  A cerimônia foi realizada no Plenário da Casa, solicitada pelos vereadores Neto Magalhães (DEM), Maria Leles (PP) e Miguel Leles (PSL). Os 30 anos de fundação da instituição completados no último mês de agosto.

Na abertura da homenagem, três alunas da Promove tocaram o hino do município ao som de flautas.

A presidente do Legislativo em exercício, vereadora Rita Ribeiro (PSD), parabenizou todos os professores pelo trabalho, justificando a realização da homenagem pelo destaque que a instituição possui no ensino e formação de crianças e jovens, além da dedicação à comunidade escolar, com 30 anos de contribuição para a educação do município. 

BahiaFArmShow-350x250px

E destacou que a Escola Promove é uma das maiores instituições de ensino implantadas no município. “Gera emprego, renda, e gera educação de qualidade

“Em nome da Professora Luíza e da Professora Izabela só tenho que agradecer a família Promove”. Entrega da Moção de Aplauso pela vereadora Rita Ribeiro, Maria Leles e Andreia Luíza.

Maria Leles, uma das proponentes da honraria, destacou que falar da Escola Promove é falar de família. “[…] “falar da instituição Promove, que eu também chamo de família Promove. Quanta alegria falar dessa escola, a qual começou pelo meu sobrinho, e em seguida veio meus filhos, participando desse tão lindo trabalho que vocês desenvolvem. Quantas famílias hoje tem o orgulho de falar:  hoje tenho filhos médicos, enfermeiros, tenho engenheiros, tenho advogados. Como eu que tenho três lindo filhos formados pela família Promove. Três advogados”, agradeceu. 

Para o vereador Irmão Romilson (PSC), falar da escola Promove é recordar os primeiros momentos da chegada dele no município de Bom Jesus da Lapa, onde foi bem acolhido pela professora Luiza Tameirão  e todo corpo docente da instituição. Ele destaca que ao chegar na cidade seus filhos precisavam ser bem acolhidos, e receber toda atenção necessária para se adaptar ao novo lugar. E além disso, a partir do serviço de táxi oferecido por ele para os professores da escola, era indicado para outras pessoas. “[…] a escola Promove é uma família. Uma família de 30 anos, que presta relevantes serviços em nossa cidade”, destacou. 

O vereador Leonel Cardoso (PCdoB) afirmou, que falar da escola Promove para ele é muito fácil, porque sempre acompanhou a instituição. “Meus filhos todos passaram pela Escola Promove. Hoje eu tenho uma filha nutricionista, passou pela escola Promove, tenho um filho formado em Ciências Contábeis, passou pela escola Promove, minha filha caçula do 7º Semestre de Direito, passou pela escola Promove. Por isso, para mim é uma alegria. Há muito tempo que eu defendo a escola Promove. […] Para mim é uma família, é uma instituição de respeito, que veio para ajudar as famílias de Bom Jesus da Lapa. Isso eu não tenho dúvida. Se a pessoa chega lá, se tiver condição ou não, a direção dá um jeitinho para a criança estudar e sair de lá com o seu diploma”, disse. 

De acordo o vereador Davi do Quilombo (PT), a homenagem a Escola Promove é um motivo de alegria para o Legislativo, pelo reconhecimento do grande trabalho realizado pela instituição no município. “A escola Promove já tem sua história, e tem o seu legado em nossa cidade, por isso temos que reconhecer e parabenizar a direção e todos professores que fazem um belo trabalho”, destacou. 

O vereador Jair Gomes (PSDB), afirmou que não precisa morar muito tempo em Bom Jesus da Lapa para perceber o trabalho realizado pela Escola Promove. “Quando você fala Escola Promove, todo mundo já sabe o conceito, o trabalho. Eles são transmitidos de pessoas para pessoas, com respeito e carinho, com o respeito que os educadores têm com a população de Bom Jesus da Lapa”, frisou. 

Segundo a Vereadora Andreia do João Paulo II (PTN), a dinâmica de ensino da Escola Promove vai além da questão financeira, já que a instituição tem uma forma diferenciada de acolher e ensinar os seus alunos, sendo destaque em Bom Jesus da Lapa. 

“A Escola Promove mudou o destino, e transformou a vida de muitos jovens de Bom Jesus da Lapa. Não só na questão intelectual, como nas questões ideológicas, morais, religiosas e também éticas. Mudando a vida de muita gente, não só de Bom Jesus da Lapa, mas também de outras cidades vizinhas, formando grande profissionais, que hoje são bons pais de família e grandes cidadãos.  E eu tenho prazer, como os colegas falaram, de meus filhos também ter passado pela Promove”, disse o Vereador Zenilton Rodrigues(PP).

De acordo o vereador Romeu Thessing (PCdoB), não tem como falar dos novos métodos da “educação moderna” em Bom Jesus da Lapa sem falar da Promove, que começou a atuar na educação do município em 1989, não sendo compreendida por muita gente na época. Já que a sociedade não estava preparada para as novas propostas. 

lembrou das primeiras profissionais que passaram pela instituição, que ele conheceu e acompanhou, sempre servindo da melhor forma a população. Destacando que muitas mensalidades foram dispensadas, e vários momentos, diante das condições dos pais e mães de alunos. O que a professora Luíza fez, e a professora Izabela Magalhães faz até hoje. Por isso, a Escola Promove não é só o prédio, ela também se transfere, para participar das respectivas famílias, onde ela compreende que também existem desafios financeiros familiares, frisou o vereador. 

A professora  Izabela Magalhães, Diretora da Escola Promove, que fez parte da tribuna da Casa, lembrou dos primeiros passos da escola, que classificou com a realização de um sonho.  Que a partir de uma ideia que ela teve, e apresentou em um encontro de amigas, com a Química Luíza Tameirão, em 1989,  fundaram a instituição em Bom Jesus da Lapa. Ela agradeceu e destacou, que todos os relatos apresentados pelos vereadores são verdadeiros. Porque os alunos e os pais falam da Promove como se fossem suas casas. E os profissionais que fazem o bom trabalho acontecer, chamam todos de família. “É a família Promove que faz acontecer, dentro de Bom Jesus da Lapa, e tão bem tem nos presenteado com esses frutos colhidos”, frisou. 

Na oportunidade, um ex-aluno da Escola Promove, também fez o uso da fala, o advogado Rennan Leles, que estudou na instituição de 2005 a 2011. Foram 7 anos de convivência, nesse período, inúmeros foram os aprendizados científicos e humanos, feiras de ciências, concursos de redação, olimpíada da matemática, simulados para ENEM, experiencia prática de acompanhamento no LACEM com a professora Rina Leles, gincanas, jogos escolares, viagem cultural a Belo Horizonte e Outro Preto-MG, radio promove, São João, piscinada, entre tantas outras atividades que me proporcionou uma excelente bagagem para iniciar o próximo passo que seria a graduação”, agradeceu. 

Já a professora Luiza Tameirão, ex-diretora da Promove, agradeceu a homenagem promovida pela Câmara de Vereadores, relembrando como surgiu a instituição, destacando que no início foram buscados os melhores profissionais. E que a Promove sempre atuou como um tripé: “pedagógico, financeiro e humano”. E a fórmula da escola  para o sucesso foi o amor, o empenho de cada funcionário, e o envolvimento das famílias nas ações. 

Ela lembra, que hoje, ela não vê os professores da Promove só como profissionais, mais como  amigos. E os ex-alunos, não são só pessoas bem-sucedidas, elas são pessoas “felizes”. Já os pais dos alunos, ela vê como família.

Com 30 anos de história em Bom Jesus da Lapa, o principal objetivo da Escola Promove é oferecer uma educação de qualidade, visando sempre, o sucesso dos estudantes da instituição e o resultado é o alto índice de aprovação dos alunos que passaram pela escola  no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para as melhores universidades públicas do país.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.