Novos Conselheiros Tutelares são diplomados em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), a diplomação dos novos conselheiros tutelares que foram eleitos no início de outubro(relembre aqui). A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, na presença do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, e contou com a participação dos cinco primeiros eleitos e dois suplentes.

BahiaFArmShow-350x250px

Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção.

Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação e saúde.