Fortalecendo as ações  de reciclagem em Bom Jesus da Lapa, Grupo Oeste Ecologia   partilha  resultados do trabalho com os associados

1
GrupoSCosta-350x250px

coperativa

Aconteceu na manhã deste sábado(30)  em Bom Jesus da Lapa, uma reunião entre os catadores de produtos recicláveis da Oeste Ecologia, para rateio de recurso dos resídios doados pela Eneo.  O encontro contou com a participação dos associados, e de várias representações do poder público municipal.

IMG-20180630-WA0145

O reporte George Evilácio do Jornal Alô Serra, da Rádio Nova FM 104.9 de Serra do Ramalho conversou com várias representações do poder público de Bom Jesus da Lapa e de outros municípios, presentes no evento, que destacaram a importância das ações da Oeste Ecologia, vinculadas a defesa das ações ecológicas e do fortalecimento de políticas sociais ligadas ao reaproveitamento de produtos(recicláveis) descartados no meio ambiente. Luiz Lima, técnico ambiental da Oeste Ecologia, falou que a reunião foi importante tanto para os catadores como para o meio ambiente, que precisa ser mais observado. “O catador tem uma atividade relevante, e precisa de mais atenção. Esse evento  deveria acontecer mais vezes, e as empresas deveriam colocar mais esses resídios gerado pelos empreendimentos a disposição das cooperativas para fazer essa distribuição”, disse.

IMG-20180630-WA0073

Ele destacou que Bom Jesus da Lapa normalmente gera 40 toneladas de resíduos por dia, e só uma pequena porcentagem é reciclada, e cobrou mais ações mais efetivas do poer público  na área de manejo dos resíduo sólidos e saneamento básico.

Já o Secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Haiala, afirmou que as ações do grupo Oeste Ecologia, traz dignidade para a população, e se colocou a disposição da cooperativa, que é de fundamental importância tanto para Bom Jesus da Lapa, como para a região.

“Essa é uma ação que o meio ambiente agradece, e precisa ser fortalecida pelo poder público. Pois entendemos, que só vamos conseguir fazer algumas mudanças, com a participação das pessoas, de forma organizada. Esse encontro é de suma importância para toda comunidade, pois, além de gerar renda, também incentiva e ajuda a cuida do meio ambiente, que precisa do envolvimento de toda sociedade. Disse Orlando, Secretário de Meio Ambiente de Serra do Ramalho, município  que em breve, também, vai está criando uma cooperativa de reciclagem.

Muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos. Mas, ao mesmo tempo, muitos também são formados por materiais recicláveis e podem voltar à cadeia produtiva como matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Além de contribuir com o meio ambiente e, consequentemente com o planeta, o importante processo de reciclagem gera renda para trabalhadores e de lucro para empresas.

Para que isso aconteça, é preciso que as cidades pratiquem um bom sistema de coleta seletiva e que a população se conscientize e faça sua parte. Afinal, ao separamos os resíduos já em nossas residências, promovemos os primeiros passos para uma destinação adequada desse lixo.

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.