Bom Jesus da Lapa: Governo da Bahia realiza cursos profissionalizantes pela Setre

0
LojaoCosta-350x250px

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a prefeitura municipal está ministrando quatro cursos profissionalizantes em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Com turmas de Associativismo e Cooperativismo, Armador de Ferragem, Pedreiro Polivalente e Produção de Frutas e Hortaliças, com 20 alunos em cada curso.

LojaoCosta-350x250px GovBahia-350x250px

As aulas estão sendo realizadas nas salas do Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia(UNEB), por meio de uma parceria com instituição que cedeu o espaço durante todo período das aulas teóricas, com duas turmas no período da manhã e outras duas durante o período da tarde.

As inscrições para os cursos aconteceram na Secretaria de Turismo de Bom Jesus da Lapa, e as aulas começaram no dia 21 de agosto, previstas para terminarem no dia 31 de outubro.

O material didático foi cedido pela Secretaria de Salvador. A carga horária é de 4h em cada período. O governo oferece também lanches e os alunos tem ajuda de custo para o transporte todos os dias.

Bom Jesus da Lapa foi o único município que recebeu quatro cursos, que foram solicitados pelo vereador Romeu Thessing(PCdoB) com o objetivo de profissionalizar os trabalhadores do município para trabalhar nas empresas de energia solar que estão chegando no município, e as turmas de Associativismo e Cooperativismo pensadas pensada para trabalhar na agroindústria que será montada no Projeto Formoso, com o investimentos de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), conseguidos também por meio do vereador.

Os cursos integram o Qualifica Bahia, iniciativa voltada à formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras do estado. O programa é desenvolvido de forma integrada com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda: intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional.

Dias 17 e 18 de outubro uma equipe da SETRE da Economia Solidária estará em Lapa onde farão uma oficina para debater um projeto junto com os produtores para construção da agroindústria.