Lapa: Grupo de Teatro do Modelo apresentam o legislativo municipal, destacando a importância dos vereadores e olhar críticos que os estudantes precisam ter para os problemas locais

0
GrupoSCosta-350x250px

CAMARA

A culminância da Feira de Ciências 2018 do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães realizada nesta sexta-feira(27), com o tema; “Meu território, minha cidade, meu chão: Diálogos entre o passado e o presente”, além das apresentações envolvendo a música, dança, pintura, desenho, teatro, vídeo e produção textual, também destacou a importância da reflexão e da participação dos alunos no contexto político e social do município, que precisam conhecer o papel e as ações dos políticos.

Com o apoio do Câmara de   Bom Jesus da Lapa, o Colégio Modelo montou uma plenária representando o Legislativo Municipal, onde os 15 vereadores que fazem parte da Casa foram representados pelos  estudantes. Apresentando duas  sessões,  os alunos, por meio do teatro, assumiram a função e o papel de discutir e votarem pareceres, requerimentos e projetos de interesse da população.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo a professora Rosângela de Araújo, Coordenadora do projeto, o objetivo da proposta foi estimular o jovem estudante conhecer e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social que vivem comparando a um contexto maior que remota a história do Brasil colônia, quando surgem as primeiras câmaras municipais.

Ela destacou, que essa ação educativa visa estimular os estudantes a refletirem sobre os problemas locais da cidade, serem críticos, conhecer e lutar pelos seus direitos, além de promover a formão de líderes. “Essa proposta despertou o interesse dos estudantes para saberem as atividades inerentes a função de um vereador, vereadora, enquanto representante do cidadão junto ao poder municipal”, frisou a professora.

Para fazerem a apresentação os estudantes acompanharam várias sessões da Câmara Municipal, conversaram com os vereadores, e fizeram várias pesquisas. E mesmo depois do final da Feira de Ciências, o projeto vai continuar, com as pesquisas sobre a história de Bom Jesus da Lapa. A direção do  Modelo e a coordenação do projeto  pretendem convidar os vereadores para fazerem uma sessão no auditório do Colégio, e solicitar o espaço da Câmara Municipal para os alunos fazerem uma simulação no espaço real onde se discute as ações políticas de Bom Jesus da lapa.