Lapa: “O Projeto Formoso entrou em colapso e nós estamos pedindo socorro”; diz produtor

0
GrupoSCosta-350x250px

O Projeto Formoso “A” e “H” é mais uma vez tema de debates da Câmara de Vereadores. Dessa vez foi em uma audiência pública, realizada na último dia 04 setembro, convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) de Bom Jesus da Lapa.

A discussão girou em torno da água, falta de estrutura, e a crise que atinge o perímetro,  em função do  baixo preço da banana.

“Hoje o Projeto Formoso tá em colapso e nós estamos pedindo socorro. (…), não tem como mais produzir no Projeto Formoso. Vender uma caixa de banana por R$ 2,50 e pagar R$ 1.000,00 de água, não tem condição”, disse o Sr. Domingos ao Procurador Federal,  Adnilson Golçalves da Silva.

BahiaFArmShow-350x250px

O perímetro de irrigação do Projeto Formoso é vinculado a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) localizado no município de Bom Jesus da Lapa. E é administrado pelo Distrito de Irrigação Formoso, entidade privada sem fins lucrativos, constituída por todos os irrigantes da área, que é responsável pelos serviços  de operação e manutenção de todo Perímetro Irrigado.

O perímetro do Projeto Formoso atualmente é o maior produtor de banana do país, responsável  por quase metade do PIB (Produto Interno Bruto) do município de Bom Jesus da Lapa, gerando mais de 20 mil postos de trabalho para a região.