Lapa: SAAE já registra mais de 50  furtos de hidrômetros esse ano, e pede o apoio da população para coibir esse tipo de prática

0
GrupoSCosta-350x250px

hidrometro30B

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE) de Bom Jesus da Lapa  alerta à população  para o crescente número de furtos de hidrômetros – relógios que indicam o consumo de água nos imóveis do município. De acordo o Diretor da Autarquia, Gerson Nunes, nos  último cinco meses de 2018 já foram registrados aproximadamente 60 delitos.  Os furtos aconteceram principalmente na região dos bairros Shangri lá, Lagoa Grande e as áreas dos novos loteamentos.

O Diretor  ressalta que além do ato criminoso, esta atitude provoca vazamentos de água que prejudicam a coletividade. E pede a colaboração dos moradores para coibir esta prática.  “Se a polícia chegar em qualquer ferro velho e identificar o medidor lá, não quer nem saber de onde veio, o cara já está receptando. Considerando que esse o tipo de equipamento tem registro, e não tem condição de ser adquirido dessa forma, pois o SAAE não vende medidores para ferro velho”, e destaca: “se alguém adquiri um medidor pensando que vai servir para  uma nova instalação, está comento um crime, e vai responder. Cada hidrômetro tem um código de controle, que fica vinculado ao consumidor do imóvel original”, afirmou.

E frisa que os  clientes prejudicados devem registrar Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial e levar a cópia do BO para ser anexado a documentação do responsável no  SAAE”. E lembra ainda,  que a Polícia Civil já está atenta a situação, e “quem adquiri esse tipo de produto (hidrômetro) de forma paralela, está cometendo o crime de receptação”, finalizou.

Depredar cavaletes de abastecimento é crime de dano qualificado (artigo 163 do Código Penal) e a pena vai de seis meses a três anos de detenção, além de multa. A subtração do hidrômetro é furto (artigo 155 do Código Penal), com pena de um a quatro anos de reclusão. Já quem compra o equipamento furtado pratica o crime de receptação (artigo 180 do Código Penal), e fica sujeito à pena de um a quatro anos de reclusão