Operação Verão 2018/19: Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa realiza experiências com embarcações

0
GrupoSCosta-350x250px

 

IMG-20181221-WA0123

Com o objetivo de prevenir acidentes com banhistas e embarcações durante o período de férias, a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa realizou nesta sexta-feira as primeiras experiências de embarcações para a  Operação Verão 2018/19, enfatizando ações de fiscalização e trabalhos educativos, que já ocorrem rotineiramente o ano todo.

BahiaFArmShow-350x250px

IMG-20181221-WA0122

A Marinha, através da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, informa que a operação será intensificada durante todo os meses de dezembro e janeiro, e principalmente nos fins de semana, quando o fluxo de embarcações aumenta.

Os militares irão intensificar a fiscalização dos transportes de passeio, além de garantir que banhistas e embarcações ocupem espaços diferentes dentro dos limites de segurança para ambos.

Marinha - Operação Verão

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis.

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC mostram que, nos últimos dois anos, o volume de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio reduziu 12%, de 229 para 200 de 2018 em relação a 2017. Além disso, as lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas. Nos últimos verões elas representaram mais de 72% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.