Mesmo de forma virtual, 329ª Romaria do Bom Jesus da Lapa foi destaque na imprensa regional e nacional

0
GrupoSCosta-350x250px

As três  tradicionais romarias realizadas no Santuário do Bom Jesus da Lapa:  a Romaria da Terra e das Águas, Romaria do Bom Jesus da Lapa e, em setembro,  a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora da Soledade, passaram a ser destaque nos principais meios de comunicação regional e Nacional, a exemplo da Rede Vida, TV parecida, Rede Globo, entre outros.

Jornal Nacional.

Esse esse ano, em função da pandemia da Covid-19, a cidade que estava acostumada com as visitas de romeiros e turistas de todo o Brasil e de várias partes de mundo, precisou se reinventar, para proteger o seu  principal patrimônio, criando vários protocolos. Que além de mudar a relação dos fiéis e turistas com a cidade, também precisou mudar o formato das romarias, que passaram a ser realizadas de forma virtual. As primeiras experiências sem a presença de romeiros foram as Romarias do Terço dos Homens realizada no início do mês de maio e a da Terra e das Águas, que foi também, exclusivamente virtual. Já  agora no mês de agosto, foi a vez da tradicional Romaria do Bom Jesus da Lapa, com 329 anos de história,  também ser readaptada ao cenário de pandemia para não ser cancelada.

Rede Bahia.
BahiaFArmShow-350x250px

A Romaria do Bom Jesus da Lapa começou no último dia 28 de julho, e chegou ao final  nesta quinta-feira, 6 de agosto, com a grande festa. Nesses dias, sem a presença de romeiros, que lotavam rancharias, hotéis e pousadas da cidade, como também as praças  e o mercado municipal durante os dias de novena, deu lugar para o silêncio.

A romaria foi noticiário diário dos jornal da Rede Globo

E mesmo, a Romaria do Bom Jesus da Lapa sendo realizada  forma virtual, o evento continua  se destacou  nesse período de pandemia, sendo transmitida nacionalmente pela TV Aparecida, Rede Vida, TV Pai Eterno, TVE  e com chamadas na Rede Globo, com destaque nos  jornais diários da Rede Bahia.

Jornal Hoje da Rede Globo

Nos anos anteriores,  somando as ações realizadas pelo Santuário, com o apoio do Poder Público, fez com que  cidade batesse um recorde de público de mais de dois milhões e meio que passaram por Bom Jesus da Lapa durante o ano de 2019, segundo a Secretaria Municipal de Turismo e do Santuário. E mesmo fora das épocas das tradicionais das romarias, milhares de romeiros continuavam visitando a cidade como sinal de fé e gratidão.

Jornal da Manha da rede Bahia

As festas religiosas realizadas em Bom Jesus da Lapa, além de receber  milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro. Com destaque para a Romaria do Bom Jesus da Lapa, que  tem  329 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil.  Se  destacado como uma das três principais romarias realizadas no país, junto com a Romaria de Aparecida, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.