Missa Festiva de Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de fiéis na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário

Era outubro de 1717, três pescadores – João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia – ficaram encarregados de conseguir peixe para a festa que a Vila de Santo Antônio de Guarantinguetá iria oferecer ao governante da capitania hereditária de São Paulo e Minas de Ouro, que estava de passagem pela região. O problema é que, naquela época, não era tempo de peixe naquele mês.

Após várias tentativas puxando a rede no Rio Paraíba do Sul, um pedaço do corpo de uma imagem de Nossa Senhora Conceição apareceu para os pescadores. Curiosos, eles lançaram a rede mais uma vez e pescaram a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente ao corpo.

Entrada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida e os pescadores/Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário

Eles colocaram a imagem da santa no barco. E depois disso, os peixes começaram a aparecer, em quantidade abundante, tão grande que quase fez o barco virar, segundo os relatos históricos da tradição católica.

BahiaFArmShow-350x250px

A imagem da santa foi então levada para a casa de Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, mãe de João e irmã de Felipe, que juntou as duas partes com cera e fez um altar para a santa. E foi ali que teve início a devoção à santa: todos os sábados os moradores iam até a casa de Silvana para rezar para Nossa Senhora – que depois tornou-se padroeira do Brasil.

Anos depois, já em 1732, o pescador Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. A partir daí, foi construída uma capela, uma igreja, uma basílica até que, em 1946, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo santuário, o quarto maior do mundo, iniciada em 1955.

A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos este ano com uma programação extensa de homenagens e celebrações. Hoje, 12 de outubro, quando se celebra o Dia da Padroeira do Brasil, o santuário espera receber milhares de peregrinos.

As comemorações da Festa da Padroeira do Brasil em Bom Jesus da Lapa iniciaram na segunda-feira(9), com o tema: Mãe Aparecida: das águas nos trouxe a alegria de sermos verdadeiros discípulos de Jesus”. Foram três dias de oração em comemoração ao Ano Nacional Mariano, que celebraram os 300 anos da Aparição da Imagem da Padroeira do Brasil. E hoje, quinta-feira (12), foi realizada a Missa Festiva na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, presidida por Dom João Santos Cardoso, Bispo de Bom Jesus da Lapa, reunindo milhares de fiéis.

Dom João Cardoso/Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário

Dom João falou que é preciso pedir a interseção de Maria nos momentos difíceis, que assim como Maria cuidou do Bom Jesus quando criança, do lado do Presépio, defendendo Jesus quando teve que se exilar no Egito, é preciso que a Igreja se volte para Ela.  Frisou que o olhar dos fiéis precisam ser direcionados para  Maria, especialmente nesse momento difícil que vive o Brasil. “Quando os pescadores encontraram há 300 anos a imagem de nossa senhora Aparecida dividida, primeiro o corpo e depois a cabeça, e reconstituíram a unidade à aquela imagem. Assim diz o papa Francisco, um gesto que representou o Brasil do momento da escravidão, e a mensagem de Aparecida é um apelo a unidade”, disse.

“É a terceira vez que venho para Bom Jesus da Lapa participar da festa de Nossa Senhora, não deixo de trazer meus filhos e a imagens de Nossa Senhora. A gente precisa ter fé, acreditar em algo justo, e seguir os caminhos que Maria sempre ensinou”, falou Dona Ana dos Santos, servidora pública.

Rainha do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que recebeu o nome de Aparecida por ter “aparecido” aos pescadores, foi proclamada rainha do Brasil em 1904 e, em 1930, passou a ser a padroeira do país. Somente em 1953 é que a festa de Nossa Senhora passou a ser celebrada no dia 12 de outubro, por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).