Moradores denunciam ‘lixo hospitalar’ em Praça após atendimentos da Feira Cidadã em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A Feira Cidadã realizada em Bom Jesus da Lapa foi uma ação que causou um impacto muito positivo na população lapense e da região, atendida durante os dias de atendimento na Praça Marechal Deodoro. De acordo com a organização, foram mais de 20 mil atendimentos em serviços da área social e de saúde. Entre os exames ofertados estão mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-x, dentre outros.


Mas um detalhe chamou a atenção de quem passava pela praça, onde os atendimentos ocorreram: Lixeiras espalhadas com materiais que foram usados nos atendimentos de saúde.
O assunto ganhou discussões nas redes sociais e críticas surgiram sobre a deficiência da coleta desse lixo. “Todos esses dias na praça teve esse lixo. Tinha que ter uma equipe, vinte e quatro horas limpando o lixo. Enquanto tivesse gente tinha que ter uma equipe limpando. Isso aí é lixo hospitalar”, disse um dos moradores.


Além das reclamações sobre o recolhimento desses materiais, a preocupação foi manifestada também por conta dos alimentos que são vendidos nas imediações da Praça. Não houve críticas para os atendimentos.

O receio de contaminação encontra amparo técnico. Já que especialistas, alertam que a presença deste tipo de material no ambiente, pode causar a contaminação de corpos d’água, lençol freático, solo, fauna, além de propagar epidemias, enfermidades e moléstias.

Não foi possível confirmar se de fato tratava-se de lixo hospitalar ou resíduos menos nocivos à saúde pública.