Observatório Espacial do INPE é instalado no Campus do IF Baiano de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Inauguração do Observatório contou com a presença do diretor da UFOB, Tony Almeida; do diretor do Campus do IF-Baiano, Geângelo Rosa; de um representante do Distrito de Irrigação Formoso(DIF), Flávio; e de um representante do INPE,  Wagner Borges.

Uma parceria entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), resultou na criação do Observatório Espacial de Bom Jesus da Lapa.

Durante a primeira semana de dezembro de 2019, foi concluída a instalação do observatório que irá monitorar a região da mesosfera (80 – 100 km de altura) e da ionosfera (250 – 300 km de altura) terrestre. Este observatório irá contribuir com o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do INPE na região nordeste do Brasil.

Um dos fenômenos que serão monitorados são as bolhas de plasma. Essas irregularidades ionosféricas causam atrasos nos sinais de rádio e desta forma, afetam as comunicações em HF e o posicionamento de veículos aéreos, marítimos e terrestres baseados no sistema global de posicionamento por satélites. Desta forma, o Observatório Espacial de Bom Jesus da Lapa irá proporcionar um monitoramento estratégico das variáveis de clima espacial contribuindo para o desenvolvimento institucional do IF Baiano por meio de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, difusão do conhecimento e desenvolvimento social.

BahiaFArmShow-350x250px

A disponibilização de equipamentos e da equipe de profissionais para a instalação do observatório foram feitos pela  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Distrito de Irrigação Formoso(DIF).

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.