Prefeito nomeia Ouvidora em substituição a Gedson Nascimento; Rafaeli Daiane Lima assume pasta

0
GrupoSCosta-350x250px
Gedson Nascimento, ex-ouvidor , pediu exoneração do cargo para assessorar vereador da oposição Neto Magalhães (DEM)

Em substituição ao ex-ouvidor da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Gedson Nascimento, que pediu exoneração do cargo, o gestor municipal, Eures Ribeiro, nomeou a ex-assessora parlamentar e empresária, Rafaeli Daiane Lima e Oliveira. A publicação com a nova nomeação ocorreu na última quarta-feira (26).

Entre as atribuições da função de Ouvidor estão a assistência direta ao Prefeito , ouvir o cidadão e prover com informações os órgãos da Administração Direta e Indireta, voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, criando um canal direto entre a Prefeitura e o cidadão, para buscar respostas a problemas de forma rápida e eficiente.

Nem sempre as ouvidorias municipais são tratadas como manda a lei. Em muitos casos, estas funções servem apenas como “mais um cargo” para agregar afilhados políticos, sem levar em conta a capacidade técnica dos contratados.

BahiaFArmShow-350x250px

No caso de Bom Jesus da Lapa, a nova ouvidora terá um trabalho longo pela frente, já que não é possível perceber, até aqui, um trabalho relevante dessa pasta para ouvir as demandas do cidadão. No site da prefeitura foi encontrada apenas uma ferramenta discreta e pouco amistosa, onde o cidadão deverá clicar e preencher a sua demanda.

O Município de Bom Jesus da Lapa obteve nota zero no ranking de transparência municipal divulgado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, índice medido através da Escala Brasil de Transparência (EBT), no período 16 de agosto a 19 de novembro de 2016. O Ministério analisa uma série de critérios técnicos que indicam o quanto os municípios estão cumprindo as determinações da Lei de Acesso à Informação.

Outros municípios da região Oeste da Bahia também ficaram com o índice zero como Muquém do São Francisco, Paratinga e São Félix do Coribe e outros municípios próximos obtiveram nota máxima, como foi o caso de Guanambi, que fica há 180 quilômetros de distância e obteve nota 10.