Presidente da FLEM, Maria Quitéria, ex-UPB, anuncia projeto Primeiro Emprego em Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho; Nove mil vagas

0
GrupoSCosta-350x250px
Maria Quitéria, Presidente da Fundação Luis Eduardo Magalhães.

A nossa equipe entrevistou nesta sexta-feira a ex-presidente da UPB, que há dois meses assumiu a presidência da Fundação Luis Eduardo Magalhães – FLEM, uma instituição sem fins lucrativos, que tem como finalidade social realizar pesquisas, planejar, fomentar, apoiar e executar ações nas áreas de desenvolvimento e capacitação de pessoas e de modernização da gestão e dos serviços públicos.

Presente na cidade de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, nesta sexta-feira (09), a presidente da FLEM, Maria Quitéria trouxe boas notícias à população da região, especialmente aos mais jovens, àqueles que estão terminando o seu curso técnico. Quitéria anunciou o Programa Primeiro Emprego do Governo da Bahia, que visa contratar nove mil jovens, que nunca tiveram experiência de trabalho.

Primeiro emprego.

BahiaFArmShow-350x250px

Lançado no final de 2016, pelo Governador Rui Costa, o Programa Primeiro Emprego é voltado para jovens egressos da Rede Estadual de Educação Profissional, formados a partir de 2015 e tem como meta preencher nove mil vagas até novembro de 2018.

Quitéria explicou que a FLEM é quem executa, monitora e faz a capacitação desses jovens que nunca trabalharam com carteira assinada no seu curso, e que após a triagem, feita pela Secretaria de Educação do Estado, a fundação faz a contratação e acompanhamento desses profissionais.

“Em todas as regiões tem vagas para o programa Primeiro Emprego. A gente quer chegar a nove mil, até agora foram apenas um mil contratados até esse mês”, disse.

Perguntamos para Quitéria sobre a carência ao acesso para o primeiro emprego em nossa região. Onde os alunos saem da escola, mas que não tem ainda esse incentivo.

A presidente da FLEM disse que também “é necessário se fazer uma reunião com a CDL local”. Ela exemplificou que o governador Rui Costa tem conversado pessoalmente para sensibilizar o empresariado e fazer com que esses jovens cheguem ao mercado de trabalho. Além disso, os municípios também devem aderir ao Primeiro Emprego.

Governador Rui Costa e Maria Quitéria
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Ela explicou “que são apenas seis meses de implantação do programa. A Bahia é grande e são mais de 150 escolas técnicas, com 22 mil alunos saindo este ano.” Alunos que passarão por uma triagem baseadas em notas e outros critérios definidos pela Secretaria de Educação.

Maria Quitéria avalia que esse programa vai “dar uma renovada no serviço público, com a contribuição do jovem para dar uma renovada no poder público, com gás novo, para melhorar a gestão”.

Recentemente a cidade de Bom Jesus da Lapa foi reconhecida com a maior produtora de banana do Brasil, mas a demanda por emprego ainda é grande, especialmente para os jovens.

Eures Ribeiro (UPB) e Maria Quitéria (FLEM) Foto:UPB

Sobre isso, a presidente da fundação informou que “há uma construção com a UPB e o presidente Eures Ribeiro para se fazer uma discussão com Lapa, Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, cidades polos da região Oeste para se fazer uma conscientização das empresas para adesão a esse programa, atendendo outras cidades como Serra do Ramalho e cidades vizinhas.”

Finalizando a conversa com a presidente da Fundação Luis Eduardo Magalhães, Maria Quitéria, ela nos informou que no segundo semestre deste ano o foco do projeto é a mobilização junto ao empresariado.

“Ainda restam oito mil vagas. Aquele jovem que ainda não fez o curso técnico ainda também pode estar se escrevendo, pois o primeiro contrato, quem entra agora fica dois anos, mas o projeto se renova em 2019. Precisamos de mais cursos e mais pessoas especializadas para o mercado ter o que absorver. Existem muitas vagas bem específicas, temos os empregos, mas hoje ainda eu estou esperando formar”, finalizou.

Mais informações sobre o Programa Primeiro Emprego, acesse:

http://primeiroemprego.educacao.ba.gov.br/

www.educacao.ba.gov.br

www.bahia.ba.gov.br

http://www.flem.org.br