Projeto Movimente-se com Alegria incentiva hábitos saudáveis entres senhoras da terceira idade em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A curiosidade da infância nos mantém em constante movimento: corremos, pulamos e dançamos. Na adolescência e início da juventude, o corpo continua se mexendo, seja nas aulas obrigatórias de educação física, na esteira da academia – em busca do corpo perfeito – ou em função da agenda social, pra lá de agitada nessa fase da vida.

Com a maturidade, o ritmo de trabalho aumenta, assim como as responsabilidades e, conscientemente ou não, ficamos menos ativos. Pra melhorar a qualidade de vida de quem chegou na terceira idade, a vereadora Andreia do João Paulo II, em parceria com o Professor de Educação Física, Hélio Silva, criou  o projeto ‘Movimente-se com Alegria’. “Há um ano atrás, devido a necessidade e cobrança de algumas mulheres, resolvi escrever um projeto que tivesse uma junção que vai além da educação física. Tive a oportunidade de combinar com professor Hélio que já fazia um trabalho similar na UATI. A ideia de recreação com danças circulares, coordenação motora com uma saúde mental e corporal, a gente vem desenvolvendo bem estar com Alegria”,disse Andreia.

Criado ano  passado, o projeto já completou um ano, realizado todas as quartas e sextas-feira às 6 horas, no bairro João Paulo II – a iniciativa é voltado para senhoras já da terceira idade, no entanto a proposta  também tem abraçado  pessoas de várias idades. Utilizando técnicas da dança circular e abordando aspectos como postura, ritmo, orientação espacial e percepção, os participantes são estimulados a mexer as diversas partes do corpo.

BahiaFArmShow-350x250px

Múltiplos benefícios
“Aprendendo as coreografias, elas treinam a concentração, estimulam a memória recente e melhoram a mobilidade, flexibilidade, agilidade, resistência e equilíbrio”, destaca o professor Hélio. E não é só o corpo que é favorecido. A sensação de bem-estar libera a alegria de viver.

“É um projeto maravilhoso. A gente só aprende coias boas, boas para saúde e para se divertir, e ajudado a fazer muitas amizades”, Afirma Isabel Telles.

Ela frisa ainda, que depois das atividades no projeto, passou a se sentir melhor, e com mais disposição.

Benefícios

É suma importância praticar atividade física durante a Terceira Idade, para que haja uma manutenção efetiva dos sistemas garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, vindo contribuir para um envelhecimento bem-sucedido e amenizando os efeitos mais severos dessa fase da vida.

Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade temos a melhoria do bem-estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe