Representações de dez países participaram do “Encontro Internacional dos Afro-Rurais da América Latina e Caribe” realizado em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A CONAQ realizou entre os dias 18 à 22 de novembro, na cidade de Bom Jesus da Lapa, o Encontro Internacional dos Afro-Rurais da América Latina e Caribe. O evento foi parte da agenda do Novembro Negro Quilombola, semana dedicada especialmente à atividades voltadas para o dia da Consciência Negra (dia 20 de novembro). A programação foi  composta por plenárias e diálogos com o  objetivo de fortalecer as relações entre os povos afro-Rurais da América Latina e Caribe. Entre os países convidados estiveram  Colômbia, Argentina, Suriname, Nicarágua, Honduras, Equador, Bolívia, Cuba, Guiana Francesa e Venezuela.

O primeiro dia de atividades(18) foi voltado para o acolhimento e apresentação dos representantes das delegações. Já na terça-feira(19/11), foi iniciada às atividades mais específicas e temáticas, pela manhã a primeira mesa com o tema de “Direitos Territoriais, Legislação e Pautas Reivindicatórias” foi coordenada por Maurício Paixão, do centro de Cultura Negra do Maranhão e teve participação dos representantes dos países Colômbia, Nicarágua, Equador, Suriname e Brasil.

A segunda mesa do dia com o tema “Conflitos e Políticas Governamentais e Estratégia de Organização, foi coordenada por Antônio Crioulo, coordenador executivo da CONAQ e teve a participação dos representantes dos países Venezuela, Suriname, Honduras, Colômbia, Nicarágua, Equador e Brasil.

BahiaFArmShow-350x250px

Logo após as mesas temáticas, os representantes se organizaram em dois grupos para discutirem sobre os seguintes temas: “Direitos Territoriais, Legislação e Pautas Reinvidicatórias”(grupo 1) e “Conflitos, Políticas Governamentais e estratégias organizacionais” (grupo 2).

Para proporcionar não somente um espaço de discussões, mas também um espaço de socialização, intercâmbio cultural e relacionamentos pessoais, foi realizada uma noite cultural.

A programação do Encontro Internacional dos Afro-Rurais da América Latina e Caribe se estendeu até o dia 21 de novembro com atividades variadas que percorrem por diversos temas como construções de estratégias e articulações internacionais.

Informações do Conaq/matéria e imagens de Nathalia Purificação.