Santuário do Bom Jesus da Lapa divulga programação da Romaria Virtual de Nossa Senhora da Soledade

0
LojaoCosta-350x250px

Os romeiros e devotos que viajam a Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, principalmente no mês de setembro, para participar de umas das festas religiosas mais importantes da cidade,  a Romaria de Nossa senhora da Soledade,  este ano vão celebrá-la de forma virtual. A programação foi divulgada pelo Santuário do Bom Jesus, que levou em consideração o estágio atual da pandemia da Covid-19.

LojaoCosta-350x250px

Para que os fiéis possam fazer as suas homenagens de devoção, como se estivessem no Santuário do “Bom Jesus e da Mãe Soledade”, uma programação foi pensada e organizada. Será online e de portas fechadas, sem aglomerações, de 08  a 14 de setembro. Assim  como foi  na Romaria do Terço dos Homens, Romaria da Terra e das Águas, e por último a  Romaria do Bom Jesus.

A programação conserva os momentos de orações e acrescenta outros de emoção para  aumentar a afetividade dos romeiros com o Santuário.

As missas serão realizadas de forma virtual, para evitar aglomerações. O tema da romaria de Nossa Senhora da Soledade é  “Bom Jesus: responsabilidade missionária e cuidado com a vida”.

Através do Facebook, Instagram e canal no Youtube (santuariolapa), os fiéis poderão conferir todo o novenário. No dia 15 de setembro, dia da festa, acontece uma programação especial, com missa solene, além de uma procissão sem a presença de fiéis e live show  com a cantora Elba Ramalho.

A história de Nossa Senhora da Soledade

A devoção à santa tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade – palavra que significa saudade, tristeza, solidão. Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora do Pranto e Nossa Senhora do Calvário.

“Ela nos passa uma forte mensagem e lição de vida: que assim como ela conseguiu passar por tudo, ao ver seu filho ser maltratado e morrer na cruz, nós podemos também, ser fortes e passar por nossas provações. Esse um motivo mais do que plausível e suficiente para que se participe da semana de celebração e da romaria em homenagem à santa – para agradecer pelos momentos em que conseguimos ser fortes e também para pedir que consigamos suportar as nossas dores e todos os obstáculos pelos quais teremos que passar”.