Secretaria da Saúde de Bom Jesus da Lapa inicia ‘faxinaço’ nos bairros da cidade de combate ao mosquito da dengue

0
GrupoSCosta-350x250px

saude

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa, em parceria com a Vigilância a Saúde, Agentes de Endemias, Atenção Básica, Escolas Municipais e Secretaria de Obras, realizaram nos dias 15 e 16 (quinta e sexta) os primeiros mutirões(faxinaço) em combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, nos bairros Vila Nova e São Gotardo.

Segundo Lais Sento Sé, Diretora de Vigilância a Saúde de Bom Jesus da Lapa, que conversou com o site Notícias da Lapa, o movimento está fazendo caminhada nos bairros acompanhados do carro de som e carro de lixo, recolhendo qualquer material que possa servir de fonte de criadouro dos mosquitos. “Esses momentos de faxinaço que a gente faz, são caminhadas pelos bairros, chamando a atenção da população quanto a prevenção do mosquito. Para que todos olhem suas residências, olhem seus vizinhos, para a gente poder combater juntos. A gente faz a parte da gente, por exemplo, o carro fumacê, só que o carro mata o mosquito já grande. Então, a gente precisa combater a questão da larva, e a gente envita  eliminando os criadouros do mosquito. Esses momentos é para deixar todos em alertas para esses cuidados”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

saude 3

Ela salienta que o apoio da população é fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti no município. “É preciso que a população colabore: evitando água parada em suas residências; limpando constantemente os seus quintais; trocando diariamente a água dos recipientes dos animais domésticos e dos vasos de plantas; mantendo as calhas limpas e as caixas d’água bem tampadas; entre outras ações. Este apoio dos munícipes é imprescindível para o combate ao mosquito e também para evitar situações difíceis de serem controladas pelas nossas equipes da saúde”, destacou.

Na quarta-feira(21) a ação será feita nos bairros Beira Rio e Cavalhada, e na quinta-feira(22) nos bairros Santa Catarina, Parque Verde.

A Secretaria de Saúde afirma que o faxinaço de combate ao mosquito da dengue será feito em todos os bairros da cidade, e que, neste ano, os cuidados devem ser redobrados por conta das condições climáticas da cidade, com ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas quase que simultaneamente, o que favorece a proliferação do mosquito. Com o calor, as larvas saem mais rápido dos ovos armazenados em recipientes que acumulam água e tornam-se mosquitos adultos em uma semana.

Em Bom Jesus da Lapa, nos meses de janeiro e fevereiro foram notificados 339 casos suspeitos de dengue, que foram encaminhados pela secretaria para o laboratório Lacen, com resultado de 203 casos positivos.