Em Bom Jesus da Lapa, Seminário discute Políticas Públicas de apoio à agricultura familiar do município

0
GrupoSCosta-350x250px

capa

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, juntamente com SEBRAE, SETAF e Demais secretarias municipais, como: educação e turismo, realizou nesta segunda-feira (19), na câmara de vereadores um encontro que reuniu presidentes e representantes de Associações de Produtores Rurais do município.

sebrae

BahiaFArmShow-350x250px

A reunião contou com a presença do secretario de Agricultura , Marcos Haiala, com os consultores do SEBRAE, Sadalo Paim e Bruno Azevedo, representando o SETAF Ivani Pereira e técnicos da secretaria de educação e da secretaria turismo.

ivani


Segundo o secretario Marcos Haiala, o trabalho que vem sendo desenvolvido é muito sério e muito focado no progresso e desenvolvimento dos pequenos produtores. O encontro serviu para capacitar e mostrar a importância da associação aos produtores rurais de maneira que possam acessar as políticas públicas, como também a regularização das associações e sobre tudo o mapeamento da produção e a importância do cardápio na merenda escolar com produtos da agricultura familiar em Bom Jesus da Lapa.

camara

“Os dois pontos de pautas fundamentais discutidos hoje, foram: O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que  contempla os procedimentos a serem observados nas fases das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, para orientar os gestores públicos e as OSCs. Que  se baseiam no novo Código Civil, que as associações terão que ajustar, atualizar,  os seus estatutos de acordo essa lei. O que vai dar mais seguridade as associações do nosso município, na realização de termos de cooperação técnica ou a questão de fomento. O outro é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Muita gente já sabe que o PNAE é lei, dos municípios comprar no mínimo 30% da merenda, que ela venha de produtos da agricultura familiar”, disse a representante da SETAF, Ivani Pereira.

Durante o encontro foi falado da importância do PNAE e das ações que serão  feitas para ampliar as vendas da agricultura familiar para a prefeitura no município de Bom Jesus da Lapa.