Sepromi reúne comunidades quilombolas e reforça parcerias com Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
O encontro contou com a presença de representações de comunidades quilombolas da região/FOTO: kleidir Costa/GOVBA
O município de Bom Jesus da Lapa sedia, neste sábado (29) e domingo (30), a Oficina de Formação e Identidade, reunindo representações de comunidades quilombolas da região. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em parceira com o Governo Federal. A abertura das atividades aconteceu com a presença da titular da Sepromi, Fabya Reis, do prefeito Eures Ribeiro, além do secretário municipal da Igualdade Racial e Diversidade, Florisvaldo Rodrigues, dentre outras personalidades.
Foi formalizada a participação de Bom Jesus da Lapa no Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, coordenado pelo Governo do Estado/FOTO: kleidir Costa/GOVBA
Através de palestras, grupos de trabalho e plenárias estão sendo discutidas pautas como acesso aos territórios, recursos naturais, regularização fundiária e desenvolvimento. Também são abordadas as temáticas relacionadas à identidade, história e preservação da memória quilombola, bem como questões relacionadas às políticas públicas, inclusão social e organização das comunidades.
Divisão dos grupos de trabalho/FOTO: kleidir Costa/GOVBA
Na oportunidade foi formalizada a participação de Bom Jesus da Lapa no Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, coordenado pelo Governo do Estado. “A presença e cooperação do município fortalecem este espaço de debate, parcerias e construção de políticas públicas transversais para a população negra”, ressaltou a secretária da Sepromi, Fabya Reis. Durante o ato ela entregou ao prefeito exemplares do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Fabya Reis entregou durante ao prefeito Eures Ribeiro o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionas/FOTO: kleidir Costa/GOVBA
O prefeito pontuou que os esforços do município estão voltados à garantia de direitos do povo negro, principalmente o segmento quilombola. “Instituímos na estrutura da administração municipal uma secretaria específica para cuidar desta pauta e efetivar demandas da luta histórica das comunidades negras”, disse Eures Ribeiro, destacando que Bom Jesus da Lapa é o município brasileiro com maior número de comunidades quilombolas. O gestor anunciou, ainda, que a prefeitura realiza nos próximos dias a recuperação de estradas a entrega três ônibus para atendimento específico a quilombos.
Participação de diferentes representações/FOTO: kleidir Costa/GOVBA
O evento também contou com a participação de outras lideranças, a exemplo da representante da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespct), Bernadete Pacífico; do Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas (CEAQ), Simplício Rodrigues; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Hidelbrando Soares; além de vereadores e lideranças da região. As atividades têm a presença de representantes de quilombos localizados em 36 municípios de 12 territórios de identidade da Bahia, que ao final terão suas propostas sistematizadas num documento público.
Discussão de políticas afirmativas para a população negra, os povos e comunidades tradicionaisFOTO: kleidir Costa/GOVBA
Fortalecimento das políticas étnico-raciais – Criado em 2007, o Fórum de Gestores é uma instância de diálogo entre Governo do Estado e municípios para definição de estratégias conjuntas na implementação da Política de Promoção da Igualdade Racial, além trocas de experiência na gestão das políticas afirmativas para a população negra, os povos e comunidades tradicionais. Atualmente 103 prefeituras municipais estão agregadas no colegiado.
Fonte: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)
BahiaFArmShow-350x250px