Site da Argentina destaca belezas da Gruta do Bom Jesus da Lapa como um dos principais pontos turístico do Brasil

0
GrupoSCosta-350x250px

O Santuário do Bom Jesus  com  suas grutas, hoje lugar sagrado para peregrinos de várias partes do mundo, é um dos pontos  atrativos no roteiro do turismo religioso do Brasil. As belezas do local  foram destacadas por  Alberto Antonio Curia, argentino, é consultor de turismo e agente de viagens, em matéria especial para o site Diário de Cultura, da Argentina, destacando a Capital Baiana da Fé como um dos principais pontos turístico do Brasil.

Veja os relatos do argentino sobre o Santuário do Bom Jesus.

Reprodução 

“Um argentino no Brasil: Gruta do Bom Jesus da Lapa”

O ditado “A fé move montanhas” é inspirado biblicamente; Isso significa que, com fé, isto é, com confiança, é possível fazer o que você se propõe a fazer.

Por ele. Igrejas e templos religiosos são uma das grandes atrações turísticas de várias partes do mundo, seja por sua arquitetura, por sua convicção ou simplesmente por sua história.

Reprodução

Além das estruturas tradicionais, existe no estado da Baía o santuário do “Bom Jesus da Lapa”, que funciona em uma caverna descoberta no século XVII, onde antigamente viviam apenas onças pintadas.

Reprodução

Há mais de 350 anos, o artista português Francisco Mendonça Mar, mais conhecido como Padre Francisco da Soledade, ourives, pintor e sacerdote católico, chegou ao Brasil para pintar o “Palácio da Aclamação”, então sede do governo da Bahia.

Reprodução

O que ele não esperava era que não fosse pago por seu trabalho e que, em um ato de traição e crueldade, ele seria acorrentado e feito escravo. Uma vez liberado, ele deixou Salvador, capital do estado, carregando imagens sagradas.

Reprodução

Em sua longa jornada, chegou ao Morro de Bom Jesus, um complexo natural de 90 metros de altura e nove cavernas no interior, a 796 quilômetros da capital da Bahia.

Reprodução

Instalado na “Gruta do Bom Jesus”, em 1691, ele colocou as pinturas de Jesus crucificadas e “Nossa Senhora da Soledade” (também chamada de piedade, de lágrimas, etc.).

Reprodução

Durante o ciclo do ouro, os garimpeiros mineiros iniciaram as peregrinações, que continuam até hoje como uma tradição e tornam o santuário um dos mais importantes do país.

Reprodução

Atualmente, são os padres redentoristas (congregação religiosa católica fundada em Scala, Itália, em 1732), que estão sob os cuidados da gruta.

O município de Bom Jesus da Lapa fica às margens do rio São Francisco e realiza grandes comemorações religiosas em meados de julho e agosto, quando celebra a festa do Divino Espírito Santo.

Reprodução

Este lugar é de uma beleza incomparável. Na caverna principal, logo antes da entrada, à esquerda na caixa há uma bela estátua de Jesus Cristo na cruz, de tamanho natural, de 1,75 m; depois, há outra caverna, anexada à principal que foi transformada numa capela chamada Santíssimo Sacramento.

Reprodução
Reprodução

Perto do portão da galeria, há uma abertura natural, de onde o céu é observado, a claridade entrando, como se para mostrar que a luz é uma bênção vinda de cima.

Reproduçã

Na parte chamada “Caverna do Monge”, é um espaço dedicado ao monge Francisco Mendonça Mar, seu criador, o primeiro a chegar às cavernas e transformá-las nessa bela realidade, porque ali começou Francisco a trabalhar com caridade ajudando os mais necessitado

Do lado de fora desta caverna há uma fonte natural de água que flui da montanha e é considerada milagrosa.

Reprodução

Imagens de Pietà, a escultura de Michelangelo com Maria segurando nos braços o corpo de Jesus ou o de São Francisco de Assis são algumas das várias imagens que podem ser apreciadas.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.

Para quem quiser ler a matéria em espanhol basta clicar abaixo:

Un argentino en Brasil: Gruta de Bom Jesús da Lapa