UNEB: 20 anos de implantação em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Compromisso público, contribuição, enriquecimento e expansão dos saberes junto à comunidade. Essas são as mais apropriadas definições para a Universidade Estadual da Bahia-UNEB, instituição de ensino superior que, em abril de 2017, completa 20 anos de existência no município de Bom Jesus da Lapa. E, por que não dizer, 20 anos de excelência, de solidez, de inovação, de relevância, de transformação e de resistência no Estado da Bahia. Ocupado um papel fundamental na colaboração, que por meio dos professores, servidores e estudantes que construíram a Instituição; a vocação para a proposição do debate e da reflexão que apontam para o futuro; a valorização do ensino, da pesquisa e sua relevância social.

Sobre a educação de Bom Jesus da Lapa, o IBGE indicou que a cidade possuía uma expectativa de estudos inferior à média estadual, apresentando um quadro educacional que comporta pouco mais de 100 escolas, que abriga por volta de 18.717 alunos matriculados na educação básica e um corpo docente de aproximadamente 700 professores, dos quais cerca de 527 não tem nível superior e os demais em sua grande maioria com formação por meio da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

BahiaFArmShow-350x250px

Sendo a maior instituição pública de educação superior da Bahia, a UNEB foi fundada em 1983 e mantida pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Educação – SEC, constitui-se em uma entidade autárquica, presente em Bom Jesus da Lapa, no território do Velho Chico, e em mais 18 territórios de identidade da Bahia, possuindo 29 Departamento instalado em 24 campi: um sediado na capital do Estado, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em 23 importantes municípios de médio e grande porte.

O Campus XVII, sediado em Bom Jesus da Lapa, é uma das vinte e quatro unidades que integra a multicampia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) deste campus originou-se o Núcleo de Ensino Superior da Lapa – NESLA, implantado no município em abril de 1997, quando iniciaram –se as atividades da primeira turma do curso de Pedagogia, com funcionamento em algumas salas cedidas pelo Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova.

Em 1997 o núcleo de Bom Jesus da Lapa pertencia a uma estrutura do Centro Superior de Barreiras – CESB adotando a estrutura de Departamento para identificar sua unidade Universitária. Em 29 de agosto de 2000, quando através do Decreto Estadual nº 7.839/2000 o Centro Universitário de Bom Jesus da Lapa tornou-se Departamento de Ciências Humanas Campus XVII.

Atualmente esse Campus oferece o curso de Pedagogia, Administração, implantados em 2004 e em comemoração aos 20 anos de instalação do Departamento inicia-se o curso de Ciências Contábeis, em 22 de agosto do ano corrente.

A atuação do DCHT/ XVII desde o ano de 2000 vem oferecendo inúmeros programas, dentre os quais podemos destacar o Rede UNEB 2000, o curso de Pedagogia da Terra, o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR, com oferta de curso de Educação Física, História, Pedagogia e Letras.

Além da Oferta de Cursos de Graduação. Resaltando também os cursos EAD oferecidos pela instituição com polo em Ibotirama com os cursos de Administração, Matemática, Geografia, Letras e Química. E em Bom Jesus da Lapa com os cursos de Pedagogia, Letra e História. Nessa perspectiva o Departamento unebiano tem buscado fortalecer a sua articulação com a comunidade onde insere através de cursos de Extensão, que são disponibilizados à população com diversos temas.

A UNEB ao longo destes 20 anos semeando sua história neste chão vem colaborando com a economia local e a educação, mas, sobretudo, oferecendo uma educação pública de qualidade, contribuindo para a formação de tantos profissionais que atuam em Bom jesus da Lapa e municípios circunvizinhos. (Fonte: Conteúdo Campus VXII da UNEB/Cristiano Alves)

Parabéns Campus XVII da UNEB de Bom Jesus da Lapa pelos 20 anos!