Vereador Leo de Lió cobra compromisso de faltosos nas comissões da Câmara de Bom Jesus da Lapa: “Há três semanas sem reuniões”

0
GrupoSCosta-350x250px

leo

As comissões são de grande importância e extremamente relevantes para a solução de problemas, uma vez que têm o objetivo de prestar assessoramento à Câmara, através de exames das matérias que lhe são submetidas, na forma de pareceres ou pela elaboração de projetos atinentes à sua especialidade.

BahiaFArmShow-350x250px

Diante da falta de alguns colegas vereadores nas ultimas reuniões de Comissão da Casa, o vereador Leo de Lió(PTN) no uso da fala franqueada pelo presidente da Câmara de Bom Jesus da Lapa, na sessão desta terça-feira(10), cobrou dos colegas que fazem parte das comissões mais compromisso com a população. “Está havendo um descaso com as comissões, um descompromisso de alguns dos membros. Já tem três semanas consecutivas que não tem reunião de comissão, os projetos ‘tá’ ai para poder dá andamento”, disse.

Ele destacou ainda que, “se a pessoa que está faltando não tem compromisso, entregue [o cargo], passe pra outra. A cidade e a população não podem ficar prejudicadas por esta casa desses vereadores que não tem compromissos com as comissões. Eu espero que segunda-feira que vem essa pessoa apareça ou a presidência toma as providências cabíveis para a gente nomear outra pessoa para a comissão, se não a população vai ficar prejudicada”, finalizou o edil.

As comissões  são constituídas de, no mínimo, três membros que são renovados a cada dois anos, e o papel do suplente é a substituição do titular quando este estiver licenciado na comissão permanente de que fizer parte. Tem a função de realizar o debate inicial sobre a admissibilidade da pauta e instruir sua tramitação. Devem promover, sempre que necessário e possível, negociações preliminares. Têm um papel técnico, visto que são divididas de acordo com temas, mas também são instâncias políticas. Por isso a legislação recomenda que sua composição seja feita de forma equitativa, respeitando as proporções das bancadas, afinal, elas preparam e instruem o trabalho de plenário.

O presidente da Câmara Miguel Leles(PSL), frisou que vai colocar falta para os membros que não comparecerem nas próximas reuniões, mesmo justificando.

Veja o nome dos membros de cada comissão da Câmara de Bom Jesus da Lapa do biênio 2017/2018;

Comissão de Constituição, Jusitça e Redação Final: 

Presidente: Leonardo Francisco de Oliveira Dourado

Relator: Jair Gomes de Araújo

Membro: Romilson Oliveira Batista

Comissão de Finanças Orçamentos e Contas:

Presidente: Leonel Cardoso Oliveira

Relator: Davy Arcanjo Pereira da Silva

Membro: Getúlio Oliveira Magalhães Neto

Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social:

Presidente: Romilson Oliveira Batista

Relator: Romeu Thessing

Membro: Getúlio Oliveira Magalhães Neto

Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor:

Presidente: Getúlio Oliveira Magalhães Neto

Relator: Leonel Cardoso Oliveira

Membro: José Duarte de Abreu

Comissão de Obras e Serviços Públicos:

Presidente: José Duarte de Abreu

Relator: Romilson Oliveira Batista

Membro: Jair Gomes de Araújo

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher:

Presidente: Rita de Cáscia Ribeiro Pereira

Relator: Romeu Thessing

Membro: Leonel Cardoso Oliveira