Vídeos denunciam derrubada de árvores na futura Praça dos Romeiros em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Vários internautas postaram na manhã desta sexta-feira (20) nas redes sociais, vídeos, denunciando  a derrubada de árvores na obra da futura Praça dos Romeiros, atual Praça Marechal Deodoro ou praça da antiga prefeitura. No vídeo é possível observar trabalhadores, próximos a plantas derrubadas e ruídos de motosserras. Os autores dos vídeos mostraram-se bastante indignados com a situação, denunciando possível crime ambiental.

O assunto foi um dos mais comentados do dia e resultou em opiniões de críticas à intervenção da prefeitura. 

Entre as críticas, estavam principalmente opiniões sobre a necessidade de arborizar mais a cidade e não derrubar árvores existentes e questionamentos sobre os motivos da não adequação da obra para preservar as espécies plantadas na praça.

BahiaFArmShow-350x250px

A praça em questão, Praça do Romeiro, que tem previsão de ser inaugurada no mês de agosto, foi anunciada pela Prefeitura, como uma das maiores obras estruturais para melhorar a romaria de Bom Jesus da Lapa, com investimentos de mais 4 milhões de reais. E segundo a administração, será a praça principal da cidade com uma infraestrutura moderna.

O outro lado: Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa

O Notícias da Lapa entrou em contato o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucio Flávio que falou sobre o caso.

O Secretário justificou a medida afirmando que a prefeitura está construindo uma grande praça em Bom Jesus da Lapa, e pra fazer essa reforma [da praça da antiga prefeitura] com uma nova planta, precisava suprimir as árvores que se encontram no local, e por conta da arquitetura apresentada, não há como conciliar com essas árvores. Segundo Lúcio, as árvores foram plantadas sem planejamento, de forma aleatória.

Sobre a questão da arborização, o secretário de Meio Ambiente, disse que a prefeitura plantou mais de três mil mudas de árvores na cidade. Questionado sobre os impactos causados, Lúcio disse que novas medidas estão em curso para compensar isso, plantando novas plantas mais intensivamente.

Essa praça, vai ser uma grande praça, uma das maiores praça aqui do Oeste da Bahia. Agora não teria como fazer uma praça dessa com aquelas árvores que estavam ali de forma aleatória, desorganizadas e sem planejamento. Nós plantamos na secretaria, vinte e oito mudas, e as pessoas passam e não veem e não elogiam o trabalho da secretaria.

Agora mesmo foram comprados quase 18 mil reais de mudas pra doar, e nós estamos doando. Não paramos em momento nenhum, distribuímos e a cidade tá tomando outro aspecto, melhor”, justificou.

A cidade vai ser beneficiada por uma grande praça, essa praça vai ser na Praça do Romeiro, com estátuas que vai embelezar a Romaria. Tem que embelezar a cidade. Mas infelizmente a gente tem que sacrificar um pouco”, finalizou.