Ministro da Justiça diz que relatório com informações de opositores do governo será apurado

0
GrupoSCosta-350x250px
O ministro da Justiça disse ainda não admitir “qualquer perseguição a grupo de qualquer natureza” Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou que determinou a abertura de apuração interna sobre a possível elaboração de relatório sigiloso de inteligência com informações de servidores públicos que seriam ligados a movimentos contrários ao governo.

“Independente da existência ou não [do relatório], e eu não posso confirmar [a existência], determinei a abertura de uma sindicância para apurar os fatos relacionados, no âmbito do Ministério da Justiça, à produção de relatórios”, declarou em entrevista à GloboNews no domingo (2).

Segundo o colunista Rubens Valente, do portal UOL, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), que integra à pasta, elaborou um relatório de caráter sigiloso sobre mais de 500 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes de movimento antifascismo e opositores do presidente Jair Bolsonaro.

BahiaFArmShow-350x250px

Mendonça disse que, ao saber de reportagem, procurou a Seopi e foi informado de que a secretaria não elabora dossiês desse tipo.

De acordo com o ministro será composta uma comissão com integrantes do MJ, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União para coordenar a sindicância.

“Então, eu chamo a Secretaria e pergunto: ‘foi elaborado algum dossiê’? E eles me respondem e isso está na nota [do MJ]: ‘Nós não elaboramos dossiê’. ‘Até porque, se nós quiséssemos ou pudéssemos elaborar um dossiê com aquela conotação de prejudicar determinado grupo de forma parcial, persecutória, nós não elaboraríamos um relatório’. Se é que esse relatório, e eu tenho que falar sempre em tese, foi produzido”, afirmou.