Ação  da Guarda Municipal de Bom Jesus da Lapa contra vendedor de hortaliças causa revolta nas redes sociais

0
GrupoSCosta-350x250px

capa guardaUm produtor de  hortaliça foi  reprimido no início da manhã deste sábado(25), próximo ao Mercado Municipal, no centro de Bom Jesus da Lapa,  por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).  Ele estaria vendendo seu produto, quando foi abordado pelos guardas, que ordenaram que ele parasse com as vendas no local, por estar trabalhando de forma irregular.

Em um  vídeo registrado pelo próprio agricultor, que se identifica por José Wilson,  causou revolta nas redes sociais da cidade. “Olha pessoal eu estou impedido de trabalhar, a Guarda Municipal está aqui. Podem observar. Estou sendo proibido de trabalhar e ganhar o meu pão de cada dia”.

Revoltado com a situação, ele afirma que o seu produto  é de alta qualidade, e que  precisa trabalhar para ajudar uma filha que faz faculdade em Santa Maria da Vitória, no entanto a Guarda Municipal e o prefeito de Bom Jesus da Lapa estão proibindo ele de trabalhar. E se ele abrir mão de plantar os seus produtos, vai ter que virar bandido para viver. “Essa é a realidade do meu país”.

BahiaFArmShow-350x250px

O outro lado:

O site Notícias da Lapa procurou  o Comandante da GCM de Bom Jesus da Lapa, Luiz Carlos Pereira Daltro, para comentar o fato. Segundo o Comandante, o agricultor  foi avisado na semana passada que o local que ele estava vendendo as hortaliças era irregular. “Porque lá em frente do Mercado tem uma norma estabelecida. Lá tem centenas de pais de famílias no Mercado que tem seus pontos, que pagam os seus impostos em dias. E como é que uma pessoa vai ficar em frente do Mercado comercializando irregularmente? Os guardas orientaram ele a procurar o pessoal do tributo, e ver um local determinado para ele poder trabalhar”, disse.

“Nem a prefeitura,  nem a Guarda Municipal e nem ninguém  tá aqui para prejudicar ninguém não. Nunca! Nós também somos pais de família. Só que as pessoas tem que entender que existe as normas da lei, o que já está estabelecido no Código de Postura. E ele não se importou com isso. O que os guardas orientou ele”, afirmou.

“Quando foi essa semana ele estava no mesmo local, irregularmente, e quando o guarda abordou ele, e pediu para se retirar, para que procurasse o local determinado para poder se regularizar, que era o pessoal dos tributos. Ele foi muito arrogante com os guardas, achou ruim – e o guarda falou que está ali para cumprir a lei, e se o senhor desacatar a lei, seremos obrigado a convidar o senhor a ir a delegacia por desacato. A guarda só orientou para ele não agir daquela forma, e depois ele acalmou e gravou esse vídeo”, e continuou: agora imagina se odo mundo que chegar lá colocar um carro  e outro carro, daqui apouco tem um ambulante, carinhos no meios da rua, tudo como era antigamente. Que a feira era no meio da rua, tudo bagunçado. Então foi feito o Mercado, e todos estão organizados”, finalizou.

Problema resolvido:

Finalmente, depois de muita polemica e de diversas declarações de apoio ao agricultor, Jose Wilson fez novo vídeo agradecendo o apoio dos internautas, e   mostrando o alvará, que autoriza  ele comercializar os seus produtos em um local determinado.