Lapa: Celebração do encerramento do Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade 2017 reúne aproximadamente 70 mil pessoas

0
GrupoSCosta-350x250px
Aproximadamente 70 mil pessoas participaram da festa segundo os organizadores/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Aproximadamente 70 mil pessoas participaram nesta sexta-feira(15) da procissão e celebração do encerramento do “Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade 2017”, em Bom Jesus da Lapa. Com o tema: “Bem aventurada Maria que nos aponta a verdadeira fonte da vida”. Os fieis acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da cidade em uma grande procissão até a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde aconteceu o encerramento do evento com uma celebração.

Uma multidão de milhares de pessoas tomou conta de toda Esplanada e de toda area de acesso ao Santuário/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

 

Foram sete dias de preparação, que representaram as “7 dores sofridas por Maria no massacre ao seu filho. Ou seja, sofrimento que levou a vitória final. Mostrando que não há vitória sem luta, não há conquista sem desafios(cruzes)”. Esse período foi marcado por várias missas e momentos de devoção dos romeiros.

BahiaFArmShow-350x250px

“Esse momento é esperado por todos nós que saímos de nosso lugar para demostrar o nosso amor pela Mãe Soledade. Nós estamos aqui em uma caravana de Itabuna (BA), não tivemos como vim para acompanhar os sete dias, mas estamos aqui agradecendo por esse momento. É inexplicável tudo isso, é grandioso esse momento, encontramos forças e esperança diante de Nossa Senhora da Soledade”, falou Dona Aparecida dos Santos, agricultora.

Chegada da procissão na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa/Foto:José Hélio/Notícias da Lapa.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos.

Chegada do Andor de Nossa da Soledade no Altar da Esplanada/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A devoção à santa tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade – palavra que significa saudade, tristeza, solidão. Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora do Pranto e Nossa Senhora do Calvário.