Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa inicia trabalhos do segundo semestre 2019

0
GrupoSCosta-350x250px

 

97576558-f3fc-4088-88a0-3c883c2a9222Nesta quinta-feira(15), a Câmara de Bom Jesus da Lapa iniciou os trabalhos do segundo semestre de 2019. Durante a sessão solene, a Mesa Diretora leu uma mensagem de abertura dos trabalhos, destacando as mudanças que foram feitas pela gestão municipal durante a Romaria do Bom Jesus.

No uso da fala o presidente da Casa, Miguel Leles (PSL), agradeceu e pediu mais união aos colegas, que todos continuem tendo compromisso em trabalhar em prol da população de Bom Jesus da Lapa. Na oportunidade, o chefe do legislativo também agradeceu ao prefeito Eures Ribeiro, destacando  que  desde o início do primeiro mandato o gestor tem trabalhado, sempre em parceria com a Câmara Municipal. Disse que o Legislativo  nunca mediu esforços para apoiar e aprovar projetos que visam melhorias para a população lapense. Ele também lembrou da organização da Romaria feita pela prefeitura, que mesmo enfrentando algumas dificuldades no início, mostrou e melhorou a estrutura da cidade no período do evento religioso  para os lapenses e visitantes.

BahiaFArmShow-350x250px

A vereadora Andreia do João Paulo II, disse que o momento que vive o país deixa toda classe política fragilizada, devido alguns grupos não terem compromisso com a população, o que pesa para aqueles que tem compromisso com a causa, e “querem fazer o seu  trabalho”.

Andreia usou o espaço para destacar a Marcha das Margaridas, que aconteceu entres os dias 13 e 14 de agosto em Brasilia, que estava presente, representando as mulheres, em especial de Bom Jesus da Lapa. A vereadora lembrou, que o evento que contou com mulheres de várias partes do Brasil, é uma luta por direito, especialmente das mulheres do campo, que gritam pela “mazelas” que estão acontecendo no país, mostrando que é preciso se unir, tanto a nível de Município e do Estado,  como do Brasil. “Mostrar que as mulheres vem fazendo a diferença no nosso país”. E lembrou, que para o movimento, que acontece de quatro em quatro ano acontecesse, foi preciso morrer uma margarida. “Que não precise morrer mais uma mulher para que os nossos direitos sejam garantidos”.

Leonel Cardoso(PC do B), afirmou que é uma alegria muito grande retorna aos trabalho no legislativo, e que o tempo de recesso foi importante, porque permitiu ver as ações que estão sendo feitas em Bom Jesus da Lapa. “Tá de parabéns a gestão. Está mostrando para toda região como o prefeito trabalha. Dando inveja para toda região o trabalho que é feito pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa”.

O edil agradeceu, e frisou que ainda tem muito para ser feito no município, e aproveitou para pedir ao Prefeito e o Secretário Municipal de Obras, a recuperação da estrada da Passagem da Rede e do Canela, porque ele [Leonel] fez um compromisso com as comunidades e ainda não foi cumprida, mais espera que a prefeitura resolva a situação. “Precisamos deixar as divergências de lado e fazer o nosso trabalho”.

O vereador Jair Gomes (PSDB), afirmou que realizou diversas ações durante o período do recesso, participando de reuniões em Salvador, onde foi solicitado para a Secretaria de Infraestrutura que o município refaça a solicitação para o sinal de telefone móvel da região de Favelândia e Chapada Grande, porque só a operadora Tim e a Oi teve interesse, e só onde tem comunidades maiores de 2 mil pessoas. “O erro da gente foi ter feito separado as comunidades. Tínhamos que ter feito junto para poder ter alcançado esse número. […] também estivemos lá trabalhando com os projetos de energia, que a gente continua nessa luta incansável”. E cobrou maior envolvimento do Prefeito Municipal, por meio de caução [financiamento], para que a Coelba agilize os processos.

Ele também falou que está insatisfeito com a qualidade da saúde do município, e criticou a forma que  funciona a  regulação para os encaminhamentos de pacientes para outros lugares. E sinalizou  que a gestão precisa  assumir os pacientes, ou mandar o recurso para outro município atender.

O vereador Irmão Romilson (PSC), também afirmou, que no período do recesso, continuou os trabalhos. E que visitou os “quatro cantos do município”, e viu o potencial do prefeito Eures Ribeiro, nas obras que estão em andamento, tanto no interior como  na sede do município. “Calçamento a todo vapor, escolas sendo reformadas, reconstruídas. Muitas coisas acontecendo, o que nos faz ter orgulho,muito orgulho, de estar fazendo parte “[…] dessa evolução que Bom Jesus da Lapa tá passando”.

O parlamentar também falou da organização da Romaria, afirmando que ele também faz parte do grupo de trabalho que organizou o evento. E que na Romaria do Bom Jesus 2019, a cidade ganhou mais  destaque, por ter realizado várias ações importantes, através do envolvimento de diversas representações da sociedade lapense. Criando o Plano de Contingência,  e as ações da segurança pública, reduziram os números de ocorrências em 70%. “Saímos dessa romaria com um avanço inexplicável”.

Romilson falou que o prefeito Eures Ribeiro colocou o mandato  em cheque durante a Romaria. “Assumiu com coragem fazer as mudanças pertinentes, as mudanças cabíveis que nós precisávamos para a nossa romaria”. E que depois das críticas, a população foi entendendo a importância das mudanças, com a reformulação positiva, “que alavancou Bom Jesus da Lapa”.

Para o vereador Zenilton Rodrigues (PP), toda mudança causa impactos no início, e a gestão municipal tem buscado fazer a sua parte com as mudanças necessárias no município. “A mudança em todos os setores. Não só na saúde, na educação, na questão social e também nas obras”.

A vereadora Rita Ribeiro (PSD), falou da Marcha das Margaridas, e parabenizou todas as mulheres de Bom Jesus da Lapa que foram à Brasília participar do evento.

Ela também parabenizou a gestão municipal pela organização da Romaria, que segundo ela, foi a melhor de todos os tempos. Quem ama Bom Jesus da Lapa quer de fato a melhoria do todo.

O vereador Léo de Líó (PTN), também parabenizou a gestão municipal pelo trabalho. Ele frisou também, que esteve em Salvador, acompanhado de alguns produtores e do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), Banana da Bahia e Fruta Oeste,  onde conseguiram junto ao deputado Eduardo Sales, a assistência técnica para o Projeto Formoso. E já está sendo firmada, parceria, entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o município e a FAEB. “Quero agradecer mais uma vez a gestão, por ter esse compromisso com a população do Projeto Formoso”.

Maria Lelis (PPS), parabenizou o presidente da Câmara, Miguel Leles pelo trabalho, e destacou a atuação do prefeito Eures Ribeiro para o bem da cidade, e que algumas ações contrariam um grupo, mas a maioria reconhece que é para o bem do município. “A gente que anda pela cidade, ver o quanto as pessoas estão felizes com a administração”.

Já o vereador Zezinho Duarte (PSC), também destacou o trabalho do prefeito, em especial a organização da Romaria, que segundo ele foi um sucesso. Ele afirmou também, que saiu muitos comentários que ele assumiria uma outra pasta na gestão, no entanto, continua firme como vereador.