Campanha de vacinação contra sarampo começa no dia 6 de agosto em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

x70649364_Bebe-sendo-vacinado.jpg.pagespeed.ic.ZTJdYPG7SL

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa no dia 6 de agosto. A imunização é destinada para crianças de um ano de idade até os cinco anos incompletos. Mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores deve receber nova dose de proteção, se estiver dentro da faixa etária do público-alvo.

Crianças de um ano até cinco anos formam o público-alvo da campanha, que prossegue até dia 31 de agosto. Contudo, a vacina contra o sarampo estará disponível também para pessoas com idade até 49 anos, público que terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo a Diretora de Vigilância em Saúde  de Bom Jesus da Lapa, Lais Sento Sé, quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.  E lembra: “estamos com baixas coberturas vacinais em todo país. É preciso atualizar as cadernetas de vacinação em todo território nacional. Estamos ameaçados de reintrodução do vírus no Brasil. Por isso, neste momento é importante estimular a imunidade pré existente e a de quem ainda não tem”, frisa.

Programação – Conforme o Ministério da Saúde, o Dia de Mobilização Nacional será no dia 18 de agosto, com ações nas unidades da rede municipal de saúde.

Poliomielite e sarampo – Conhecida popularmente como paralisa infantil, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções