Comunidade rural de Bom Jesus da Lapa amplia conhecimentos sobre o manejo de galinhas caipiras

0
GrupoSCosta-350x250px

a78c387d-28cc-453c-937e-cf351cc2d633Orientações sobre o manejo adequado de galinhas caipiras em sistemas agroecológicos. Esse foi o tema do curso ministrado pela Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para a Comunidade Quilombo Fortaleza, do município Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico.

A criação de aves, em especial galinhas caipiras de corte ou de postura, é um dos horizontes produtivos para agricultores familiares, com retorno financeiro rápido e garantido. Neste curso, pautado na produção agroecológica, os agricultores foram orientados para os cuidados com o manejo sanitário, o manejo alimentar, manejo das poedeiras e dos ovos, adaptações para os galinheiros o planejamento e, custos.

BahiaFArmShow-350x250px

b1e3d043-26e1-481d-b784-023ac070f6b9O curso foi voltado para famílias contempladas no edital socioambiental do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com a implantação doProjeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), que oferece às famílias beneficiárias serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), contempla a instalação de um galinheiro com área de pastagem, a aquisição de material de irrigação, matrizes de aves, mudas frutíferas e sementes de hortaliças, entre outros.

f5c3865c-07fc-49a0-a80e-dbaac4533ceb

Ivani Santos, subcoordenadora da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Velho Chico, e responsável pelo curso, explica que o foco foi orientar sobre a importância de manejar as aves, alertando principalmente sobre o manejo sanitário, que sendo realizado de forma inadequada, trará impactos negativos do ponto de vista econômico: “ Destacamos a orientações técnicas sobre o conjunto destes manejo, como por exemplo o manejo alimentar, onde mostramos a importância da alimentação adequada, balanceada e com alternativas de suporte usando espécies existentes, comuns e disponíveis na região, como leucena, mandioca, moringa e outras. Essa substituição da alimentação convencional por estas espécies podem impactar no custo da produção”.

A agricultora familiar Natalina Francisca de Oliveira, comemora a formação: “Gostei muito do curso, dos conselhos que recebemos, sobre como melhorar a alimentação das aves, guardar corretamente os ovos e como vacinar as galinhas. Hoje aprendemos mais, estamos felizes com esta ação que o governo traz pra nós”.

O jovem agricultor Odanilio Oliveira de Souza, que é Agente Comunitário Rural (ACR) do Bahia Produtiva na comunidade, revela sua expectativa com a formação: “Tínhamos a necessidade de receber este curso, porque as famílias não têm um certo conhecimento na criação de galinhas, principalmente, na parte de alimentação alternativa e na vacinação das galinhas. O curso foi muito importante e, esperamos, que as famílias consigam desenvolver na prática aquilo que foi passado e avancem na produção”. Informações da Bahiater.