Fiscalização contra o abate e comercialização de carne clandestina é  intensificada em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

carnes venda

Os estabelecimento terão que se adequar as regras de higiene e segurança para a prática do abate e comercialização de carne em Bom Jesus da Lapa. A medida foi fortalecida, na última segunda-feira(25),  durante reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura e  Vigilância Sanitária Municipal, com a presença de representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia(ADAB) de Salvador, e da agência local.

52563339_2306425909407648_7844472554545741824_nO encontro foi para da  continuidade às ações de fiscalização, após o início do Frigorífico Matadouro Municipal,  que visam coibir o abate e comercialização irregulares de carnes. O objetivo foi elaborar um plano de ação, que será intensificado tanto na sede, como no interior do município de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

O fornecimento de carne não inspecionada prejudica o controle de zoonoses e a segurança alimentar, além de causar uma série de doenças como toxoplasmose, teníase, tuberculose, entre outras. O consumidor pode ajudar no combate ao abate clandestino. Para isto, é preciso fazer a denúncia à equipe de inspeção municipal.

Inspeção sanitária

A vigilância  estará ativa nos estabelecimentos, estipulando prazos de adequações as estruturas, além de estar coibindo o abate e comercialização na zona rural, com a proposta de consolida as ações  de Defesa Sanitária no Município de Bom Jesus da Lapa.

O abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de contaminar o meio ambiente. A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e quando há sonegação fiscal.

De acordo com a Lei 8.137, a comercialização de produtos impróprios para consumo é crime, com pena de detenção de até cinco anos.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.