Ipiaúenses mantém tradição de participar da romaria em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

FB_IMG_1531946877022

Na noite do próximo dia 27 será celebrada, na Igreja de São José Operário, a Missa do Romeiro. Esse ato de fé religiosa antecede a viagem de centenas de católicos de Ipiaú até o santuário de Bom Jesus da Lapa.

Durante 10 dias, eles se juntarão a milhares de outros romeiros e peregrinos para celebrar uma devoção que acontece há mais de 300 anos, envolvendo sucessivas gerações.

BahiaFArmShow-350x250px

Edvan Oliveira Lisboa, 47 anos, filho adotivo do saudoso João Cearense, vem dando continuidade à tradição. Ele repete o que seu pai fez durante quase meio século: conduzir num caminhão pau de arara um grupo de romeiros até a gruta sagrada.

FB_IMG_1531946885491

Outras 10 caravanas, algumas de ônibus, partem de Ipiaú com o mesmo destino.

Dona Elvira, mãe do diácono Reinan, repete o mesmo procedimento há mais de 40 anos. A idade avançada não lhe impede de enfrentar os incômodos da viagem que se prolonga por muitas horas em pleno sertão baiano. São mais de 40 anos nessa devoção.

Ficou na memória do povo ipiaúense a romaria organizada por dona Filinha, mulher de seu Gervásio, fiscal da Prefeitura.

Dona Filinha era contemporânea de seu João Viturino de Souza, o popular João Cearense, natural da região do Crato, onde também nasceu o famoso padre Cícero.
A novena do Bom Jesus é realizada no período de 28 de julho a 5 de agosto, inclui missas diárias e homenagens aos romeiros, sempre às 19h, no santuário de “Pedra e Luz”.

Fonte: Ipiau Online