Lapa: Ilha de Canabrava, há 7 km da sede, 50% das famílias vivem em casas de taipa

0
GrupoSCosta-350x250px
A casa de taipas além de não ter  banheiro é um lugar que favorece a infestação dos barbeiros.

A Ilha de Canabrava é uma comunidade ribeirinha, numa ilha do Rio São Francisco, há apenas 7 km da sede de Bom Jesus da Lapa, onde a principal fonte de renda vem da pesca e da plantação de hortas. Embora esteja tão perto da cidade, o poder público tem se mostrado ausente há anos. O cenário de pobreza é marcante.

São 159 casas e 89 delas são de taipas,  onde moram famílias  de pescadores e pequenos lavradores.

“Eu moro aqui a mais de 19 anos, sempre foi assim”, Disse Dona Maria.

O que constatamos são números assustadores: mais de 55% das famílias moram em casas de taipa (varas, revestidas com barro), relatos de muitos casos da Doença de Chagas, posto de saúde fechado, casos de gravidez na infância e adolescência e falta de água tratada.

BahiaFArmShow-350x250px

Na inocência da idade, uma criança de apenas nove anos, procura a nossa equipe e nos avisa: “Na minha casa tem duas pessoas que tem ‘Chaga’, aqui o que mais tem é gente doente.”

“Aqui mora uma mulher que mora mais eu, mais ela fica mais na casa da mãe, porque a casa aqui tá muito precária , aí as condições não estão dando. Só quem passa por aqui é Francisco, então outro, ninguém mais vem aqui. Minha mulher está gestante já, esperar Deus ajudar que vinga, nê? Em outras casas já vi bicudo (barbeiro). Na casa de Neco mesmo ele estava com um dentro de um vasilhame”, disse Edmilson.

Fato depois confirmado por outros moradores, que também reclamaram do fechamento do posto de saúde. “Esse posto de saúde não funciona mais. Quando o pessoal precisa de médico, a gente pega um barco aqui (até na madrugada) e pede a um carro pra esperar na beira do rio pra levar no hospital”, conta o lavrador de 62 anos.

“O posto de Saúde se eu não estou enganada foi criado em 2007, parou, só funcionou umas quatro vezes, funcionou nessa época ai parou, quando foi agora, a gente depois de muito correr atrás conseguiu, vieram no mês de novembro, no ano da política, suado mesmo, correndo atrás dos vereadores, atrás do vereador Romeu, conseguiu. Terminou as aulas não funcionou mais o posto, está lá até hoje, quem está tomando conta são os pardais , cobras e morcegos. Quando alguém passa mal aqui liga para SAMU, se não a gente leva de lancha. Alunos meus vieram para a sala com a  pena sangrando, tive que mandar embora porque não tinha como fazer curativo, e dores de cabeça, febre e diarreia”, disse dona Lurdes professora da escola da comunidade.

“É uma angustia muito grande, eu sou educadora, estou lado a lado com os alunos, agora  mesmo mandei uma menina embora, estava com problema, está grávida e é adolescente, tem 14 anos. Estava sentada no chão na minha aula, agachada, perguntei o que ela tinha, disse que estava com uma queimação na vagina. Eu creio que isso seja por causa de água”, frisou.

O morro do Bom Jesus dar para ser visto logo adiante. A realidade é chocante, ainda mais por esta comunidade está tão próxima da cidade e do Santuário, mas ao mesmo tempo, parecer estar tão distante.

A realidade é chocante, ainda mais por esta comunidade está tão próxima da cidade e do Santuário do Bom Jesus, mas ao mesmo tempo, parecer estar tão distante.

Distância é uma palavra que descreve bem a Ilha de Canabrava: distância das políticas públicas, distância dos direitos, distância da cidadania, num ambiente onde moram pessoas, gente simples, que planta, cria pequenos animais, pesca e principalmente, paga seus impostos como todo cidadão brasileiro.

De acordo os moradores os únicos benefícios que a comunidade tem é a  luz elétrica as cisternas, no entanto nem todos receberam esse ultimo benefício.

E o que as pessoas da Ilha querem? Querem ser reconhecidas na prática como moradores de Bom Jesus da Lapa, com direito a morar com dignidade.

Para reparar a desigualdade, o poder público pode e deve garantir esses direitos com ações integradas nas áreas da saúde, assistência social e infraestrutura, já seria um bom começo.