SAAE em AÇÃO: LAPA FOLIA

0
GrupoSCosta-350x250px
SAAE BOM JESUS DA LAPA (6)
Equipe realizando serviço noturno no Centro da Cidade

O Lapa folia é uma das festas mais celebradas pela população de Bom Jesus da Lapa e região. Durante esses dias milhares de pessoas saem pelas principais avenidas da cidade correndo e dançando atrás dos trios que conduzem os principais artistas do país fazendo suas apresentações. O que muitos não percebem é que durante esses dias o consumo de água no Centro da cidade aumenta e com isso um maior volume de esgoto é gerado. Em nossa região as chuvas iniciam-se a partir do mês de Outubro, muitos moradores sem a devida compreensão da forma como o sistema de esgoto opera e canalizaram água de chuva que caem em seus quintais e telhados pra dentro da rede coletora de esgoto e outros abrem os poços de visitas em pontos de alagamento tentando assim escoar a água da rua que carece de drenagem.

SAAE BOM JESUS DA LAPA (8)
Essas atitudes têm contribuído para que a areia e outros materiais sólidos vão parar na rede de esgoto e assim obstruem essas tubulações gerando diversos problemas e mal estar para a população em geral.
Tomando medidas para evitar transtornos durante esse período de Carnaval, principalmente na região central da cidade, o SAAE contratou uma empresa especializada na área de limpeza de sistemas de esgotamento sanitário pra dar uma limpada geral no Centro da cidade e em outros pontos portadores de deficiência na coleta devido existir muita sujeira nas redes. O trabalho na região central foi realizado à noite para evitar transtornos no trânsito durante o dia.

SAAE BOM JESUS DA LAPA (4)
Essa empresa dispõe de um caminhão com todo equipamento necessário pra fazer a sucção da sujeira incluindo areia e o hidrojateamento (lavagem) das adutoras de esgotos existentes nestes trechos. É a primeira vez que esse serviço é feito no município de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

SAAE BOM JESUS DA LAPA (2)O diretor da autarquia municipal Gerson Nunes nos falou da necessidade que a cidade tem desses serviços e o SAAE que possui a necessidade de adquirir um caminhão com estrutura semelhante para a realização dos trabalhos de manutenção diária das redes de esgoto da cidade. Segundo ele, “isso evitaria na maioria dos casos o transbordamento de esgoto nas ruas, o que gera transtorno aos moradores locais.” O diretor informou que está comprando o equipamento aos poucos e que ainda esse ano terminará a reforma de um caminhão que a autarquia possui e que será usado pra transportar esse equipamento que futuramente irá melhorar muito a prestação de serviços à nossa população. Gerson Nunes falou também dos diversos pontos que terão banheiros químicos, disponibilizados pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e estão à disposição da população. “Os foliões devem evitar urinar ou fazer outras necessidades fisiológicas nas ruas ou becos da cidade.” Desejou também aos foliões uma boa festa, aconselhando moderação no uso de bebidas e outras substâncias que possam causar danos à saúde.
Um informe especial do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa.