Sem atenção do poder público,moradores da Barrinha sinalizam áreas de risco no rio São Francisco onde turista de Riacho morreu

0
GrupoSCosta-350x250px

placa

Bom Jesus da Lapa é um dos municípios mais famosos da Bahia e por isso mesmo recebe milhares de turistas todos os anos. Muitos vem até a cidade para, além de participar das romarias e festas tradicionais, aproveitar a riqueza proporcionada pelo Rio São Francisco e banhar-se nas suas águas. Opção atraente, mas que muitas vezes obriga os banhistas a tomarem uma série de cuidados para evitar acidentes fatais.

No início do mês de junho deste ano uma ocorrência trágica foi registrada pela polícia e expôs mais uma vez o  problema da falta de sinalização. Um morador da cidade de Riacho de Santana foi vítima de afogamento na região da Barrinha, próxima a Ponte Gercino Coelho. Depois da tragedia, tanto a família da vítima como os moradores da localidade  cobraram do poder público mais responsabilidade com o local, que precisa ser sinalizado. No entanto, mesmo com a morte do jovem turista de Riacho de Santana, nada foi feito.

BahiaFArmShow-350x250px

placa 2

Preocupados com a situação e com a possibilidade de mais visitantes se afogarem no local,  os moradores da Barrinha resolveram fazer a sua parte e improvisar, sinalizações, colocando algumas placas alerta. “Aqui tem vários locais que são bons para banhar, só que naquela parte  onde o rapaz afogou, é mais fundo, e muita gente, por não conhecer o local termina entrando pensando que não tem profundidade. E a maioria das vezes, são pessoas que não tem prática de nado, vão entrando, vão entrando, sem perceber caem em buracos que existem em alguns pontos do rio”, frisou uma moradora.

Uma outra pessoa afirmou que geralmente as pessoas avisam, ou gritam quando alguém está indo para os locais mais profundos. “Aqui precisa de sinalização, é um local de muito movimento, vem pessoas de vários lugares, especialmente o mês que vem, que é época de romaria. Colocamos essas placas, que não são tão grandes, mais que já vai orientar. Vamos colocar também umas garrafas petes marcando os locais mais fundos, com a proposta de demarcar os locais de banho e oferecer mais segurança para os nossos turistas que visitam muito a Barrinha”, disse um dono de um quiosque.

O Rio São Francisco é um rio nacional, que corta o estado da Bahia e passa por Bom Jesus da Lapa. Sendo assim é urgente que as três esferas de governo trabalhem em conjunto, cada qual assumindo a sua parcela de responsabilidade para solucionar o problema da falta de sinalização nas áreas mais frequentadas do Velho Chico.

O alerta não é novidade. Desde 2017 que o site Notícias da Lapa bate nessa tecla.

Enquanto o poder publico se omite, os moradores locais se mobilizam como podem para alertar os turistas sobre os locais mais perigos e fundos do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa. A alternativa ajuda, mas pode não ser suficiente para evitar mais uma tragédia.