Incêndio destrói parte da Igreja Matriz de Santo Antonio em Paratinga

0
GrupoSCosta-350x250px

5

Nesta quarta-feira(16), um incêndio  atingiu a Igreja Matriz de Santo Antônio, na Cidade de Paratinga. Populares tentaram de forma desesperada  apagar o incêndio de diversas formas, que mesmo utilizando dezenas de baldes de água, até a  chegada de dois carros pipa, não foi o bastante para evitar a destruição total da sacristia ao lado esquerdo da igreja, onde ficavam as imagens de Nsª Srª das Graças, Nsª Srª de Fátima, também uma imagem de Stº Antonio, entre outras, altares e  confessionários. As chamas só foram controladas horas depois com a participação mais intensa da população.

4

BahiaFArmShow-350x250px

A igreja é considerada Patrimônio histórico da toda região, já que o município de Paratinga é considerado o gerador de outros municípios importantes, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, e ser também a origem de Sítio do Mato.

Segundo informações, parte do acervo histórico foi destruído. A população preserva há anos o material cultural e religioso derivado da Igreja. Segundo o pesquisador e professor Pedro José, “nessa igreja está parte da história da nossa região. A famosa história do vaqueiro que avistou um urubu em cima de um toco e uma imagem ao lado. É justamente daí que o primeiro nome do município era Santo Antônio do Urubu”.

3

As autoridades ainda investigam as causas do incêndio. Este foi um fato que sensibilizou a população daquele município, que se articulou rapidamente quando o desespero foi repassado via boca-boca ou via redes sociais. A mobilização foi praticamente instantânea.

Este incêndio mostra uma fragilidade da região, por não dispor de brigadas de incêndios ou corpo de bombeiros. Os grupamentos mais próximos são os de Vitória da Conquista e de Barreiras. Informações Gameleira da Lapa.

Veja mais fotos: