“É o maior engano uma pessoa achar que pode garantir a sua própria segurança porque anda armado”, diz Dom João

0
GrupoSCosta-350x250px

dom joãoMilhares  de pessoas vindas de diversas regiões da Bahia e do Brasil participaram da celebração de abertura da 42ª Romaria da Terra e das Águas, na noite desta sexta-feira (05), em Bom Jesus da Lapa. Este ano, a romaria tem como tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados”, e o lema  “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1,27)”.

Na homilia, Dom João Cardoso dos Santos, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, chamou a atenção para os direitos sagrados (terra, água e justiça) que vêm sendo negados ao povo. E  que mesmo o país produzindo alimento em grande escala, não atende as necessidades da população, por está vinculado aos interesses do mercado financeiro.

E destacou, que as  principais discussões e decisões políticas  no Brasil não estão levando em conta e necessidade e a realidade do povo. A exemplo da Reforma Trabalhista, que segundo o religioso, foi tão falada, mais não gerou emprego como prometido. “Precarizou o trabalho, e jogou milhões de brasileiros na informalidade. Trabalho é um direito sagrado”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

Já sobre a Reforma da Previdência que está sendo discutida no Congresso, o Bispo sinalizou que da forma que a proposta está sendo colocada não vai trazer benefício algum para o povo, sendo uma propaganda que não é verdadeira. “De que a Reforma da Previdência  tudo vai melhorar, e o “riquil” emprego e o trabalho vai surgir. Uma propaganda enganosa, que diz que vai economizar 1 trilhão. E as pessoas podem ficar pensando: para quem vai ficar esse trilhão? Para o trabalhador, para o regime de CLT, para aquele que trabalha informalmente ou para o autônomo? De jeito nenhum, esse trilhão é para o mercado financeiro”, destacou.

Dom João finalizou afirmando,  que a justiça não existe sem a paz, sem pensar na ecologia e no trabalho.  “Não é com armamento que nós iremos revolver os nossos problemas, tão pouco da segurança pública. É o  maior engano uma pessoa achar que pode garantir a sua própria segurança, porque anda armado. Ou porque tem um arma na sua casa. Segurança se constrói com justiça, com oportunidade. Segurança se constrói com a paz, que justamente, vem da nossa capacidade de resolver os nossos conflitos através das nossas instituições políticas ou através da política”, disse.

A tradição da Romaria da Terra e das Águas  acontece desde 1977, e tem o caráter de fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa da vida e dos territórios tradicionalmente ocupados. É um momento em que os romeiros e romeiras anunciam e denunciam os diversos tipos de violências sofridas no campo e na cidade, das injustiças e perdas de direitos.