A Justiça do trabalho é necessária porque os conflitos existem, afirma juiz do trabalho de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

juizPresente ao ato em defesa da Justiça do Trabalho que foi realizado na manhã desta segunda-feira (21) em frente  ao Fórum Trabalhista de Bom Jesus da Lapa(relembre aqui), o juiz do Trabalho Guilherme Guimarães Ludwig deu um entrevista para o site Notícias da Lapa, e destacou  que a existência de uma justiça especializada na área trabalhista é indispensável para assegurar que a resolução de conflitos entre empregadores e empregados ocorra de forma mais célere.

Ele lembrou  que a Justiça do Trabalho é uma é  uma instituição republicana. “Que visa a solução do conflito, entre o trabalho e o capital,  entre o patrão e os empregadores. Conflitos que sempre existiram na estrutura da sociedade, e continuará existindo. Então, é algo que deve ser sim, mantido com sua autonomia, com sua independência para prestar o mesmo serviço de excelência que já vem prestando. Que já vem sendo devidamente verificado pelos órgão de controle, como o Conselho de Justiça em número”, destacou.

O juiz  acredita que a Justiça do Trabalho não será fechada diante do  atual cenário, e se de fato  isso acontecer, será algo muito prejudicial para a sociedade. “Porque imagina, que qualquer conflito trabalhista, o cidadão, que tanto faz, se é o empregado ou empregador, eles teriam que se deslocar para outro município. “Mais sinceramente eu não acredito nessa hipótese não”, frisou.

BahiaFArmShow-350x250px

O magistrado afirmou que a Justiça do Trabalho precisa continuar existindo, e que a justificativa para a instituição não ser extinta, passar por um trinôme. “Necessidade, utilidade e eficiência”, e continuou: “a Justiça do Trabalho é uma instituição necessária, porque os conflitos existem, e algum órgão estatal precisa ser responsável pela solução desses conflitos. E ela também é, uma justiça que tem utilidade”, afirmou

“Na medida que na própria especialização do conhecimento desse ramo, é a melhor, que tem a melhor condição para resolver esse tipo de controvérsia. E por fim, é uma justiça eficiente e mais célere, que tem as menores taxas de congestionamentos. Por isso não há nenhuma necessidade de sua extinção”, disse.

Dr. Guilherme  frisou que a  jurisdição da Justiça do Trabalho  de Bom Jesus da Lapa envolve uma serie de municípios, e na Bahia,  foi a que teve a menor queda de demanda. “Enquanto a média da queda na Bahia girou em torno de 40%, aqui nós tivemos em cerca de 3% a 5% de queda apenas. Então, em 2018 aqui em Bom Jesus da Lapa, foi praticamente a mesma coisa de 2017, antes da Reforma Trabalhista. Daí  se ver a importância da Justiça do Trabalho para solucionar os nosso conflitos locais”, finalizou.

A Justiça do Trabalho de Bom Jesus da Lapa despachou 1.408 processo em 2018,  na sua maioria nas área de prestação de serviço, contra o estado e regimentação de mão de obra para trabalhar em lavouras em outros estados.  Com destaque  também, para processo contra empresas de telefonias e  instituições bancárias.