“Por que as instituições que se dizem co-responsáveis pelo Projeto Formoso A e H não falam a real situação? “

0
GrupoSCosta-350x250px
Sede do Distrito responsável pelo perímetro do Projeto Formoso A e H

O   perímetro de irrigação do Projeto Formoso, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) localizado no município de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, conhecido como o maior produtor de banana do Brasil, tem sido um dos principais temas de debate dos vereadores e dos meios de comunicação de Bom Jesus da Lapa. Que mesmo estando em evidencia no município e no Brasil, poucos de fato conhecem realidade do povo que mora nos Perímetros Irrigados do Projeto Formoso.

Na manhã dessa terça-feira(4), na sessão da câmara de vereadores, quando fraqueada a palavra, o vereador Romeu Thessing (PC do B) chamou mais uma vez a atenção da Casa para a conjuntura vivenciada pelos moradores do perímetro. “E nós estamos divulgando para o Brasil todo, e com todo direito, que o Projeto Formoso A e H é o maior produtor de banana do Brasil. Mais eu queria saber, porque que a imprensa, as instituições que se dizem co-responsáveis, porque que não falam a real situação do Projeto Formoso A e H ?”.

“E nós estamos com os braços cruzados, eu acredito fielmente no bom senso”

O vereador acusou de descaso a postura das autoridades com as estradas, que tem causado grandes prejuízo para os produtores, e da morte do Jovem Lucas e aproximadamente 50 pessoas que já morreram nos canais abertos do Formoso, da falta de água potável, e das casas prometidas que até hoje não saíram. “E nós estamos com os braços cruzados, nós estamos com os braços cruzado, eu acredito fielmente no bom senso, que se a câmara de vereadores começar a mergulhar, ela começar a entrar no Projeto e descobrir a realidade que está por trás disso”, disse Romeu.

BahiaFArmShow-350x250px

Essas indagações fazem parte também do contexto dos moradores, que não entendem e não sabem porque o Formoso A e H mesmo sendo o maior produtor de banana do país, não tem as condições necessárias básicas disponíveis, como: água tratada, estrada de qualidade e reconhecimento por parte das autoridades. Diante do destaque esperam que a Codevasf, responsável pelos perímetro, da prefeitura que recebe quase metade do PIB do município da produção de banana e da câmara de vereadores atenção com a situação.