Dez cidades do oeste baiano foram atingidas pelos temporais e enchentes e sofrem com os estragos causados pelos temporais. Desse total, seis estão em situação de emergência. São elas: Wanderley, Brejolândia, Cotegipe, Cocos, Santa Maria da Vitória e Angical.
“Eu moro aqui há mais de 30 anos e nunca vi uma chuva dessa”, disse o comerciante Jailson Silva.
Em Santa Maria da Vitória, o nível do Rio Corrente continua acima do normal, nesta quinta-feira (30), e cerca de 23 famílias estão desabrigadas.
“A gente vai ter que se mudar. Já levantamos as coisas aqui dentro de casa. O que tinha para tirar, a gente já tirou. Agora estamos na casa de nossa mãe “, disse uma moradora.
Já em Angical, há 37 quilômetros de Barreiras, 7 mil pessoas que vivem na zona rural não conseguem chegar até a sede município por meio de veículos, porque a ponte que passa por cima do Riacho Seco caiu, o que impede o tráfego no local. Dessa forma, o deslocamento só é possível através de barco.
“O município está isolado. A busca agora é um desvio ou recuperação dessa ponte de imediato”, disse o prefeito Emerson Mariani.
O comerciante Manoel Tavares demonstrou preocupação com a situação da ponte, já que depende dela para transportar comida para a região.
“A gente depende muito do caminhão para levar alimentos, gasolina, ração. Daqui a pouco acaba e para tudo”, disse. G1/Bahia